DOAÇÃO

Maternidades municipais mantêm postos de doação de leite materno

Maternidades municipais mantêm postos de doação de leite materno

As maternidades municipais registraram queda de doçãoes nos postos de coelta de leite materno em razão da pandemia do novo Coronavírus. Em Teresina, três das quatro maternidades municipais - Buenos Aires, Satélite e Wall Ferraz - contam com postos de coleta de leite, que seguem em funcionamento. Hoje (19), Dia Nacional da Doação de Leite Humano, as unidades de saúde reforçam o pedido para que as mães continuem doando o alimento que salva a vida de muitos recém-nascidos.

“Um pote de leite materno doado pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia. Dependendo do peso do prematuro, 1ml já é o suficiente para nutrí-lo cada vez em que ele for alimentado O leite materno é essencial para os recém-nascidos porque alimenta e protege contra diarreia, infecções respiratórias, diabetes e alergias. Ele deve ser o alimento exclusivo dos bebês até os seis meses de idade, e deve ser mantido até os dois anos da criança. Doar leite é seguro e muito importante. A Covid-19 não é transmitida através do leite materno”, explica Gina Nogueira, diretora da Maternidade do Satélite.

De acordo com a diretora, para doar, a mãe deve estar saudável, não usar medicamentos que impeçam a doação e se dispor a ordenhar e a doar o excedente: “ realizar o cadastro como doadora na maternidade, fazemos a entrevista de rotina, o treinamento de como o leite deve ser retirado e armazenado e entregamos um kit para que a mulher faça a coleta em casa, orientando também sobre o momento em que ela deve nos avisar para irmos até sua residência buscar o frasco com o leite”, detalha Gina Nogueira.

Na casa da doadora, o leite deve ser armazenado no congelador, em um frasco fornecido pelo hospital e com uma etiqueta onde deve ser registrada a data da coleta e outras informações. Quando o frasco chega a uma quantidade adequada, a mãe entra em contato com o hospital e um motoboy vai buscar o material, além de entregar frascos novos.

O leite recolhido é encaminhado para a Maternidade Evangelina Rosa, onde passa por um processo de controle de qualidade para ser destinado ao receptor. Uma vez estando apto para consumo, o leite é congelado para ser distribuído para os bebês, com prioridade aos prematuros. O leite tem validade de até seis meses.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/3359/maternidades-municipais-mantem-postos-de-doacao-de-leite-materno