SAÚDE MENTAL
Projeto para tratamento em saúde mental é tema de capacitação na FMS
A construção do tratamento em saúde mental deve contar com a participação de todos os atores da vida do usuário.
A construção do tratamento em saúde mental deve contar com a participação de todos os atores da vida do usuário. É nisto que se baseia o Projeto Terapêutico Singular (PTS), que está sendo pauta de capacitação no auditório da Fundação Municipal de Saúde (FMS) durante todo o dia de hoje e amanhã (15).
O curso visa capacitar os profissionais que atuam nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) para a elaboração do PTS, que deve ser feito em conjunto com o próprio usuário, a equipe, os familiares e outros dispositivos da rede, como a atenção básica e Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), entre outros que serão determinados de acordo com a história individual de cada paciente. “O tratamento em saúde mental é muito mais complexo que a simples administração de medicamentos”, explica Isabel Karine Silva, da Gerência de Atenção Psicossocial da FMS. “Ele depende de uma análise de todo o histórico de vida do usuário e suas necessidades, para a identificação de fatores que vão além do transtorno e que podem colaborar no seu tratamento”, diz.
A psicóloga Tânia Grigolo – doutora pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Sociologia Política e especialista em Saúde Mental Coletiva – está ministrando a capacitação, que está dividida em duas turmas de aproximadamente 80 participantes. “O PTS é um instrumento muito importante para a rede de saúde mental, pois ele vai guiar todo o cuidado e orientar a clínica de atenção psicossocial, desde o planejamento, a organização e avaliação”, afirma a professora.
Ser capaz de ter melhores prognósticos, para ver a evolução na melhora dos usuários, é a expectativa dos participantes do curso. O psicólogo Anderson Lima, que atua no CAPS AD, acredita que a capacitação possa trazer uma uniformização na forma de fazer. “Nós nunca tínhamos recebido orientações apropriadas sobre isso, nem na faculdade. Nossos projetos foram feitos com base em leituras dispersas e sem uma unidade conceitual, mas agora poderemos trabalhar de forma única em todos os CAPS”, diz ele.
O CAPS é um Centro de Atenção Psicossocial de referência e tratamento para pessoas com sofrimento psíquico. É um recurso em saúde mental, constituindo-se em um serviço substitutivo ao modelo asilar, de assistência extra-hospitalar que diminui a procura e evita reinternações psiquiátricas, buscando a ressocialização do indivíduo.
O horário de funcionamento do CAPS é de 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. No CAPS, o usuário encontra psiquiatra, psicólogo, enfermeira, terapeuta ocupacional, assistente social e uma equipe de apoio, que oferece atendimentos individuais, em grupo, atividades comunitárias, oficinas terapêuticas e atendimento para a família.
Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS
Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/335/projeto-para-tratamento-em-saude-mental-e-tema-de-capacitacao-na-fms