VIGILÂNCIA SANITÁRIA

Vigilância Sanitária fiscaliza mais de mil estabelecimentos em Teresina

Vigilância Sanitária fiscaliza mais de mil estabelecimentos em Teresina

Em decorrência da pandemia do Coronavírus, a Vigilância Sanitária da Fundação Municipal de Saúde (FMS) intensificou o trabalho desenvolvido em Teresina. Somente nos meses de março e abril deste ano, o órgão já realizou 1.325 fiscalizações em mercados, supermercados, farmácias e laboratórios de exames da Covid-19. Desse total, 524 estabelecimentos foram notificados para se adequarem às normas estipuladas para o enfrentamento do vírus.

Os estabelecimentos que não cumprirem as regras também podem ser multados ou interditados. “Os estabelecimentos, por exemplo, têm que contribuir com o distanciamento dos clientes, controlar o acesso, higienizar com frequência os itens de uso coletivo, disponibilizar pia ou álcool em gel para as pessoas e adotar todas as medidas visando à segurança de clientes e profissionais”, comenta a gerente da Vigilância Sanitária, Jeanyne Seba.

O órgão também está orientando a população sobre as medidas preventivas durante as compras, para conter a proliferação do vírus. “É importante ressaltar que um dos meios de transmissão do Coronavírus é por meio de contato com objetos e superfícies contaminadas. Então, quando a população adquire um produto ou adentra em estabelecimento, deve considerar que tudo pode estar contaminado”, afirma a gerente.

Jeanyne Seba relata ainda que a população pode acionar a Vigilância Sanitária, por meio do telefone 3215-9102, em dias úteis, das 8h às 17h, para denunciar irregularidades encontradas em estabelecimentos que comercializam ou fabricam alimentos, medicamentos, produtos de higiene pessoal, de limpeza e hospitalares: “O nosso trabalho está voltado para prevenir os riscos à saúde da população”, finaliza.

vigilância sanitária fms

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/3324/vigilancia-sanitaria-fiscaliza-mais-de-mil-estabelecimentos-em-teresina