COMITÊ

Comitê se reúne para avaliar ações de combate ao Aedes aegypti em Teresina

Comitê se reúne para avaliar ações de combate ao Aedes aegypti em Teresina

O Comitê de Mobilização Comunitária contra a dengue, zika e chikungunya se reuniu mais uma vez hoje (12) para discutir as ações realizadas no ano de 2016. O objetivo era avaliar os resultados e com isso aprimorar a estratégia de comunicação e mobilização da comunidade, para assim eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças.

O grupo foi criado para sensibilizar a população para o risco da doença em Teresina, por meio da adoção de programas educativos e mobilização da sociedade civil, além da eliminação de potenciais criadouros do mosquito. “Queremos incentivar a população a fazer a sua parte, pois o combate à dengue é dever de todos”, afirma Júlia Rocha, chefe do Núcleo de Educação em Saúde (NESC) da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Não reunião, foram expostos os números das atividades já realizadas neste ano. De janeiro a abril, o estande educativo das equipes do NESC foi exposto 67 vezes para visita da população, e 59 palestras em empresas e instituições foram realizadas. “As ações registraram a participação de 22.441 pessoas, que puderam receber dicas e visualizar uma amostra do mosquito e suas larvas no microscópio”, afirma Júlia Rocha.

Os órgãos da educação participantes do comitê estão se comprometendo a repassar informações para alunos e docentes. Foram realizadas 4.045 visitas a escolas e outros órgãos em parceria com a FMS, para conversas e orientações sobre medidas preventivas contra o Aedes aegypti que podem ser implementadas nos dia a dia desses locais. Nelas, foram distribuídos 96 mil fôlderes e 6.072 cartazes educativos.

As discussões do comitê levaram à criação da capacitação para controle e prevenção da zika, dengue e chikungunya, que já formou 1.135 multiplicadores de conhecimentos sobre as doenças, capazes de repassar as informações em escolas, construtoras, ONGs e outras instituições.

A Prefeitura de Teresina, por meio da Gerência de Zoonoses da FMS, também tem feito a sua parte. Este ano, já foram visitados quase 800 mil imóveis para vistoria em busca de focos do mosquito, durante os quais foram eliminados mais de 144 mil focos. A Faxina nos Bairros, que tem sido realizada todos os sábados, já recolheu 2.705 toneladas de lixo em cerca de 60 áreas da zona urbana e rural. Além disso, foram realizadas oito reuniões de mobilizações com líderes comunitários.

O Comitê de Mobilização Comunitária é composto por membros do Conselho Municipal de Saúde, Atenção Básica, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Estadual de Educação, Fundação Hospitalar de Teresina, Diretorias das Regionais de Saúde, Vigilância Ambiental, Vigilância Sanitária, Superintendências de Desenvolvimento Urbano, Superintendência de Desenvolvimento Rural, Superintendência de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Secretaria Municipal da Juventude e Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

aedes aegypti dengue zika chikungunya

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/332/comite-se-reune-para-avaliar-acoes-de-combate-ao-aedes-aegypti-em-teresina