VACINAÇÃO

Profissionais de saúde serão vacinados contra gripe a partir de sexta (15)

Mais de 1.700 servidores serão vacinados

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) começa nesta sexta-feira (15) a vacinação contra o vírus Influenza dos profissionais de saúde de Teresina. Serão vacinados, somente na rede pública, 1.728 servidores.

“Serão vacinados aqueles profissionais que possuem cadastro no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). Vamos enviar somente a quantidade necessária para vacinar os profissionais de cada local. A vacinação dos demais grupos prioritários começará dia 30, Dia D da campanha”, informa Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS.

Além dos profissionais de saúde, fazem parte do grupo prioritário para receber a dose da vacina contra gripe: crianças de 6 meses a 5 anos, maiores de 60 anos, grávidas em qualquer idade gestacional, puérperas, população privada de liberdade, funcionários de sistemas prisionais e pessoas com doenças crônicas. “Devemos ressaltar que as pessoas com comorbidades precisam de uma declaração médica para receberem a vacina. Só receberá a vacina aquelas com comorbidade grave, como por exemplo transplantados ou que tenham alguma doença que baixa a imunidade”, afirma Amariles Borba.

A campanha de vacinação contra a Influenza vai de 30 de abril a 20 de maio. A imunização serve contra o vírus Influeza A H1N1, o vírus Influenza A H3N2 e o vírus Influenza B. A FMS de Teresina tem como meta, preconizada pelo Ministério da Saúde, vacinar 173.058 pessoas contra Influenza. Sendo 20.894 crianças de 6 meses a 2 anos, 35.401 crianças de 2 a 4 anos, 13.402 trabalhadores de saúde, 10.447 gestantes, 1.717 puérperas, 70.481 idosos, 20.716 pessoas com comorbidades.

“Em caso de Síndrome Gripal a hidratação é a maior providência que o paciente pode fazer, principalmente os maiores de 60 anos e crianças. A desidratação e a secreção espessa (grossa) são os maiores complicadores da gripe. A pessoa deve se hidratar a ponto de sua urina ficar transparente feito a água que bebe”, explica Amariles Borba.

fms vacinação Influenza profissionais de saúde

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/331/profissionais-de-saude-serao-vacinados-contra-gripe-a-partir-de-sexta-15