COMBATE À DENGUE

Ações do comitê de combate à dengue, zika e chikungunya serão discutidas em reunião amanhã (13)

As ações realizadas até o momento serão avaliadas, para aprimorar a estratégia de comunicação e mobilização da comunidade

A luta contra a dengue, zika e chikungunya depende da colaboração conjunta entre governo e sociedade. Com o intuito de definir estratégias neste sentido, o Comitê de Mobilização Comunitária se reúne mais uma vez amanhã (12), a partir das 8h, no auditório da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

A pauta da reunião é promover uma discussão das ações que já foram promovidas pelo comitê. “Nós vamos avaliar o que fizemos até agora e com isso pretendemos aprimorar a estratégia de comunicação e mobilização da comunidade”, afirma Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS.

Um dos frutos foi a capacitação para controle e prevenção da zika, dengue e chikungunya, que já que já formou 1.135 multiplicadores de conhecimentos sobre as doenças, capazes de repassar as informações em escolas, construtoras, ONGs e outras instituições. “Nós observamos que o número de requisições para palestras era muito alto, e em uma das discussões foi decidido que o melhor era promover uma formação para novos palestrantes, de forma a promover uma maior abrangência ao combate e às informações”, afirma Amariles Borba.

Além disso, os órgãos membros do comitê têm promovido constantemente ações educativas e distribuição de material em parceria com igrejas, escolas, grupos de sociedade civil, Programa de Agentes Comunitários de Saúde e Estratégia Saúde da Família, entre outros.

O Comitê de Combate à Dengue tem como objetivo mobilizar e sensibilizar a população para o risco da doença no município de Teresina. Ele deve elaborar programas permanentes e a promoção da integração das ações de controle da Dengue na atenção básica, além de utilizar-se de instrumentos legais que facilitem o trabalho do poder público na eliminação de criadouros em imóveis comerciais, casas abandonadas e terrenos baldios e programar ações educativas contra a doença na rede de educação básica, técnica e superior, entre outras ações.

O grupo é composto por membros do Conselho Municipal de Saúde, Atenção Básica, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Estadual de Educação, Fundação Hospitalar de Teresina, Diretorias das Regionais de Saúde, Vigilância Ambiental, Vigilância Sanitária, Superintendências de Desenvolvimento Urbano, Superintendência de Desenvolvimento Rural, Superintendência de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Secretaria Municipal da Juventude e Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

fms comitê zika dengue chikungunya

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/330/acoes-do-comite-de-combate-a-dengue-zika-e-chikungunya-serao-discutidas-em-reuniao-amanha-13