TODOS CONTRA A DENGUE

FMS capacita mais de 1 mil pessoas sobre combate ao Aedes aegypti

O grande intuito das capacitações é formar multiplicadores das informações

FMS capacita mais de 1 mil  pessoas sobre combate ao Aedes aegypti

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) realiza durante o dia de hoje (12) mais uma capacitação para controle e prevenção de dengue, zika e chikungunya. Ao todo, 115 pessoas participaram do curso, que começou às 8h, no auditório da FMS e terá a parte prática no período da tarde, no mesmo local.

Essa é a sétima turma do curso que já capacitou 1.135 pessoas e é aberto para qualquer indivíduo que deseje ser multiplicador de conhecimentos sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti. “No curso de hoje estão sendo capacitados representantes de construtoras, Advocacia Geral da União, sistemas de comunicação, escolas públicas e privadas, ONGs e profissionais de unidades de saúde públicas e privadas”, afirma Júlia Rocha, chefe do Núcleo de Educação em Saúde da FMS.

Para Wanderson Santos, profissional de uma construtora da capital, o curso é bem vindo neste momento de alertas em saúde pública. “Temos que nos atualizar e sempre alertar todos os profissionais das construtoras para redobrarem os cuidados com materiais expostos  nos canteiros de obras e que possam acumular água e serem criadouro desse mosquito causador de tantas doenças”, disse.

O objetivo do curso para controle e prevenção de dengue, zika e chikungunya, realizada em parceria da FMS com a FUNASA, é fazer com que todos os participantes estejam aptos para combaterem o Aedes aegypti e divulgarem o que sabem para aqueles com quem convivem. “Com certeza vou repassar para quem trabalha comigo e convive todas as informações que adquiri no curso, pois todos somos responsáveis em manter o mosquito longe”, afirmou Cristina Veloso, servidora da Unidade Básica de Saúde São Camilo.

O curso tem carga horária de oito horas, sendo quatro horas de aula teórica e quatro horas de aula prática para cada turma. A parte teórica é ministrada por uma médica, Amariles Borba, dois infectologistas, Amparo Salmito e Kelsen Eulálio, um neurologista, Marcelo Adriano Vieira, uma educadora em saúde, Raimunda Nonato e uma bióloga, Júlia Mesquita Rocha.

Já a parte prática do curso é operacionalizada pela médica veterinária e gerente de Zoonoses, Oriana Bezerra. “É muito importante que o curso seja feito completo, pois é na parte prática que os participantes vivenciam as ações de prevenção e controle ao Aedes aegypti”, destaca Júlia Rocha.

fms dengue zika e chikungunya

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/329/fms-capacita-mais-de-1-mil-pessoas-sobre-combate-ao-aedes-aegypti