ÓBITO CORONAVÍRUS

FMS emite nota técnica sobre procedimentos relacionados aos óbitos por Covid-19

O Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE COVID-19 Teresina) da Fundação Municipal de Saúde de Teresina publicou hoje a Nota Técnica Nº 02 COE COVID-19, que trata sobre os procedimentos relacionados aos óbitos causados pelo novo coronavírus. O documento tem por objetivo fornecer orientações acerca do manejo adequado dos corpos, bem como demais procedimentos relacionados ao óbito suspeito ou confirmado de Covid-19.

“A transmissão de doenças infecciosas também pode ocorrer por meio do manejo de corpos, sobretudo em equipamentos de saúde. Por isso a necessidade da adoção de procedimentos de biossegurança por parte dos profissionais envolvidos visando reduzir a exposição dessas pessoas ao vírus”, explica Francisca Rodrigues, enfermeira e coordenadora do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE COVID-19 Teresina). A nota técnica detalha as normas de biossegurança para a entrega da declaração de óbito à família da vítima; para serviços funerários, sepultamento e/ou cremação; e sobre a notificação dos óbitos.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/3289/fms-emite-nota-tecnica-sobre-procedimentos-relacionados-aos-obitos-por-covid-19