FICARÃO AFASTADOS

Afastamento de profissionais com Covid-19 não altera serviços de saúde

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina mantém as atividades de suas unidades de saúde mesmo com o afastamento de 36 profissionais de saúde que testaram positivo para COVID-19. Os profissionais de saúde ficarão afastados por 14 dias, tempo suficiente para garantir que alguém que tenha sido infectado pelo novo coronavírus não contamine pessoas próximas, segundo o Ministério da Saúde.

Levantamento feito pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) apontou que 36 profissionais de saúde de Teresina testaram positivo para o novo coronavírus e, por isso, foram afastados das suas atividades. Foram 14 médicos, 3 enfermeiros, 4 fisioterapeutas, 12 técnicos de enfermagem e 3 administrativos. As confirmações foram de profissionais do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) e dos hospitais do Buenos Aires, Satélite, Promorar, Parque Piauí, Dirceu e na Maternidade Wall Ferraz. A Prefeitura de Teresina tem feito o monitoramento frequente dos profissionais para garantir que eles possam receber o tratamento necessário para a doença.

Segundo a diretora de Assistência Hospitalar da FMS, Jesus Mousinho, a Prefeitura de Teresina adquiriu 15 mil testes rápidos para serem aplicados em todos os profissionais da rede de saúde municipal. “São pessoas que estão na linha de frente do combate à doença e precisamos ter esse mapeamento para ter um melhor controle da situação. Iniciamos os trabalhos pelos profissionais das três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), localizadas no Renascença, Promorar e Satélite, e ainda na Maternidade Wall Ferraz”, comentou.

Os testes serão realizados obedecendo a um cronograma em todas as unidades da rede pública municipal de saúde. A ideia é ter um diagnóstico desses profissionais. Logo no início dos decretos de emergência em saúde pública por conta da pandemia do novo coronavírus, a Fundação Municipal de Saúde baixou uma portaria que permitia o afastamento dos profissionais que possuíam alguma comorbidade que os colocassem na classificação dos grupos de riscos da doença. Além da testagem em massa dos profissionais de saúde, a Prefeitura de Teresina também realizou testagens por amostragem em uma pesquisa do mapeamento do comportamento do vírus na capital. Os resultados da pesquisa estão sendo tabulados e deverão ser divulgados em breve pela administração municipal.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/3277/afastamento-de-profissionais-com-covid-19-nao-altera-servicos-de-saude