FAXINA

Prefeitura reforça ações de combate ao Aedes aegypti durante Faxina nos Bairros

Operação Faxina nos Bairros já está na 14ª edição

A comunidade do bairro Mário Covas, zona Sul da cidade, atendeu ao chamamento da Prefeitura de Teresina sobre a importância de manter suas residências limpas e livres do mosquito Aedes aegypti. Hoje, no sábado da Faxina nos Bairros, os moradores estavam limpando os seus quintais e colocando todo o material inservível nas portas para ser recolhido pelas equipes de limpeza.

De acordo com Manoel Messias, presidente da Associação de Moradores do Mário Covas, essa faxina veio para reforçar as ações de combate ao Aedes aegypti que já acontecem na região. “Nosso bairro está limpo e as pessoas bem conscientes de que se não cuidarmos das nossas casas, podemos  contrair doenças como a dengue, a zika e a chikungunya. No mês de janeiro fizemos uma faxina bem produtiva e hoje, com o agentes de endemias e técnicos da Fundação Municipal de Saúde, as orientações estão sendo reforçadas” disse.

Os meses de abril e maio são, historicamente, os que mais apresentam elevação no número de casos de Dengue em todo o país, daí a necessidade de serem reforçadas as ações de combate ao Aedes aegypti. “Já estamos na décima quarta edição da Faxina e ao andarmos nas comunidades temos percebido que os resultados são positivos. Prova disso, são os números de notificações de casos de dengue, que nesse primeiro trimestre são bem menores do no mesmo período do ano passado. Mas não podemos relaxar, e temos que continuar vigilantes, e fazendo a nossa parte de não permitirmos que o mosquito se prolifere, e a prevenção é sempre o melhor forma de combate”, afirmou o prefeito Firmino Filho durante a faxina no Mário Covas.

Neste sábado receberam a Faxina os bairros Parque Brasil III (Norte), Mário Covas (Sul), Recanto das Palmeiras (Leste) e São Sebastião (Sudeste), além do Povoado Soim, na Zona Rural de Teresina. Em 13 edições, a Faxina nos Bairros já recolheu 2.514 toneladas de lixo em mais de 50 regiões da cidade. A ação de limpeza é operacionalizada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDU’s) e Superintendência de Desenvolvimento Rural (SDR).

“A Faxina nos Bairros tem sido uma ação que tem dado resultados bastante significativos. Ficamos felizes em chegar nos bairros e percebemos que a população tem assimilado a nossa mensagem e tem se conscientizado da importância de marter suas residência limpas e saudáveis. A melhor forma de combater o Aedes aegypti  é não deixar o mosquito nascer, e os tersinenses estão atentos e vamos vencer essa batalha”, destcou Francisco Pádua, presidente da FMS.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/327/prefeitura-reforca-acoes-de-combate-ao-aedes-aegypti-durante-faxina-nos-bairros