Profissionais das UBS e Hospitais são capacitados para o uso correto de EPIs

O treinamento está sendo realizado em parceria entre a FMS e a Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade da UESPI

Profissionais das UBS e Hospitais são capacitados para o uso correto de EPIs

O uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e outras normas de segurança são pauta de uma capacitação com os profissionais de saúde das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e hospitais do município que estejam na linha de frente do combate à COVID-19.

O treinamento está sendo realizado em parceria entre a Fundação Municipal de Saúde (FMS) e a Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade da Universidade Estadual do Piauí (Uespi). “Já foram capacitados todos os hospitais e as UBS das zonas Leste e Sudeste. Até a próxima semana, será concluído o trabalho com as UBS das zonas Norte e Sul”, informa o diretor de Atenção Básica da FMS, Kledson Batista.

Segundo o coordenador da Residência da UESPI, Vinícius Oliveira, os pontos principais dos treinamentos são os cuidados no momento da paramentação e desparamentação (uso e remoção dos EPIs), higienização, medidas de garantia da segurança do paciente e do profissional. “A ideia é que esses profissionais, ao estarem recebendo pessoas com sintomatologia respiratória ou não saibam que tipo de EPI devem usar e que procedimento devem ter”, esclarece o coordenador.

Vinícius Oliveira conta que as orientações são baseadas nos protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, Anvisa e FMS. “Ainda existe muita desinformação e fake news circulando na internet, e isso é um dos grandes problemas no diz respeito a definição de normas e práticas de trabalho, o acesso à informação de qualidade. Por isso, este momento está tendo uma aceitação muito positiva, pois além das orientações os técnicos e funcionários estão aproveitando para tirar dúvidas”, finaliza o coordenador.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/3259/profissionais-das-ubs-e-hospitais-sao-capacitados-para-o-uso-correto-de-epis