ATENDIMENTO POR TELEFONE

Alô Saúde Teresina atende mais de mil ligações no primeiro dia de funcionamento

O serviço está disponível através do número 0800 291 0084

Alô Saúde Teresina atende mais de mil ligações no primeiro dia de funcionamento

No seu primeiro dia de atendimento, na última segunda-feira (20), o programa Alô Saúde Teresina prestou mais de mil atendimentos por telefone. O serviço, disponível através do número 0800 291 0084, foi criado pela Prefeitura para orientar pessoas com sintomas leves da Covid-19 ou com outros problemas básicos de saúde.

Foram 1.121 ligações realizadas em apenas um dia de serviço, com tempo médio de cinco minutos. Segundo dados da Fundação Municipal de Saúde (FMS), o maior número de ligações (68,60%) foi para atendimento de sintomas de síndrome gripal. “Outras condições de saúde atendidas foram na área de clínica geral, hipertensão arterial, diabetes, tuberculose, além de atendimento a gestantes e crianças”, informa Karoline Alencar, gerente de Informações em Saúde da Atenção Básica da FMS.

O objetivo do Alô Saúde Teresina é ampliar o acesso à saúde, diminuindo a circulação de pessoas na cidade e evitando a exposição dessas pessoas ao vírus. “Estamos utilizando a tecnologia para beneficiar a população. Assim, os pacientes poderão ter contato com um grupo de médicos, sem precisar sair de casa”, explica o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Manoel Moura. O teleatendimento funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 20h.

Ao ligar para o 0800, a população é atendida por uma Unidade de Resposta Automática, que redireciona a ligação ao Call Center “Covid-19” ou “Saúde da Família”. Em seguida, um operador repassa todas as orientações sobre a Covid-19 e coleta dados do paciente para atender as suas necessidades de saúde. Durante a ligação, é preenchido o prontuário de atendimento.

“Se houver necessidade, a ligação é imediatamente transferida para um médico e se prossegue com o atendimento. É possível, inclusive, fazer vídeoconferência para que a equipe médica possa ver o usuário. Todos os procedimentos feitos são atualizados no prontuário do paciente”, ressalta o diretor técnico da Prodater, Câncio Junior.

A equipe de atendimento é formada por 22 profissionais da Atenção Básica, distribuídos em escalas de serviço. “Contamos com médicos que estão isolados por fazerem parte do grupo de risco para a Covid-19.  Eles foram devidamente qualificados para esse atendimento e estão aptos a atenderem os teresinenses”, afirma o diretor de Atenção Básica da FMS, Kledson Batista.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/3250/alo-saude-teresina-atende-mais-de-mil-ligacoes-no-primeiro-dia-de-funcionamento