VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Vigilância Sanitária realiza trabalho de orientação com serviços de delivery
O trabalho abrange os entregadores, os restaurantes que preparam os alimentos e os usuários do delivery.
Em função da pandemia de COVID-19 e as determinações para que as pessoas fiquem em casa, tem aumentado nos últimos semanas a demanda pelos serviços de entrega - também conhecidos como delivery. A Vigilância Sanitária de Teresina está atenta a isso e tem realizado a ação Delivery Seguro, de orientação nestes serviços para evitar a disseminação da doença por meio do manuseio.
Como explica Jeanyne Seba, gerente de Vigilância Sanitária da Fundação Municipal de Saúde (FMS), o trabalho abrange os entregadores, os restaurantes que preparam os alimentos e os usuários do delivery. "Estamos visitando os estabelecimentos e dando orientações sobre o manuseio dos alimentos e os cuidados de higiene", explica. "Do mesmo modo, estamos orientando os entregadores em tópicos como os cuidados com os capacetes e motos, durabilidade das máscaras que eles usam para trabalhar e a importância da lavagem de mãos, que se mostra mais imprescindível do que apenas o álcool gel, que deve ser usado quando ele não tiver como lavar", diz.
Ainda segundo a gerente, estas orientações, que já eram adotadas como normas pela ANVISA antes da pandemia, agora devem ser seguidas a risca para a segurança de todos os trabalhadores envolvidos no serviço, bem como dos clientes. "Os cuidados com a higiene nunca foram tão importantes como estão sendo agora", alerta Jeanyne Seba.
DELIVERY SEGURO
PARA QUEM ENTREGA
1. Limpeza da caixa térmica com água e sabão líquido e sanitizar com solução de água sanitária: 45ml (03 colheres de sopa) de água sanitária para 01 litro de água;
2. Higienizar os punhos da moto ou volante do carro com solução de água sanitária ou álcool 70%;
3. A higiene do entregador é indispensável, deve-se usar camisa de mangas compridas;
4. O entregador deve lavar as mãos com água, sabão líquido e secar com papel toalha antes de pegar a embalagem do alimento para ser transportado;
5. Levar álcool 70% para utilizar entre uma entrega e outra;
6. Manter distancia mínima de 1,5m da pessoa que recebe a mercadoria;
7. Evitar tocar em superfícies ou objetos de áreas comuns dos locais de entrega;
8. As maquinetas de cartões devem ser higienizadas com álcool isopropílico e para facilitar a higienização, as mesmas podem ser cobertas com filme plástico;
9.Solicitar ao cliente para inserir o cartão na máquina, evitando manuseá-lo;
10. Ao retornar ao serviço, lavar as mãos com água , sabão líquido e secar com papel toalha;
11. Evitar tocar o rosto e caso seja necessário higienizar as mãos antes;
12. Fazer a higienização dos capacetes com frequência durante o trabalho diário.
PARA QUEM RECEBE
1. Procure sempre fazer o pedido e efetuar o pagamento pelo aplicativo;
2. Manter uma distância mínima de 1,5m do entregador;
3. Receba o pedido e coloque em um local limpo;
4. Se o pagamento for efetuado na maquineta de cartão, evite que o entregador manuseie o cartão. Higienize em seguida as mãos com água e sabão líquido e o cartão com álcool 70%;
5. Caso o pagamento for realizado com dinheiro, lave imediatamente as mãos com água e sabão líquido e seque, de preferência, com papel-toalha;
6. Retire o alimento da embalagem e coloque em um utensílio de casa;
7.Jogue todas as embalagens no lixo;
8. Lave bem as mãos antes de consumir a refeição ou lanche;
9. Ao fim, sempre higienizar as superfícies que tiveram contato com as embalagens ou as mercadorias entregues com solução de água sanitária: 45ml (03 colheres de sopa) de água sanitária para 01 litro de água
Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS
Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/3214/vigilancia-sanitaria-realiza-trabalho-de-orientacao-com-servicos-de-delivery
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