VIGILÂNCIA SANITÁRIA

Vigilância Sanitária realiza trabalho de orientação com serviços de delivery

O trabalho abrange os entregadores, os restaurantes que preparam os alimentos e os usuários do delivery.

Vigilância Sanitária realiza trabalho de orientação com serviços de delivery

Em função da pandemia de COVID-19 e as determinações para que as pessoas fiquem em casa, tem aumentado nos últimos semanas a demanda pelos serviços de entrega - também conhecidos como delivery. A Vigilância Sanitária de Teresina está atenta a isso e tem realizado a ação Delivery Seguro, de orientação nestes serviços para evitar a disseminação da doença por meio do manuseio.

Como explica Jeanyne Seba, gerente de Vigilância Sanitária da Fundação Municipal de Saúde (FMS), o trabalho abrange os entregadores, os restaurantes que preparam os alimentos e os usuários do delivery. "Estamos visitando os estabelecimentos e dando orientações sobre o manuseio dos alimentos e os cuidados de higiene", explica. "Do mesmo modo, estamos orientando os entregadores em tópicos como os cuidados com os capacetes e motos, durabilidade das máscaras que eles usam para trabalhar e a importância da lavagem de mãos, que se mostra mais imprescindível do que apenas o álcool gel, que deve ser usado quando ele não tiver como lavar", diz.

Ainda segundo a gerente, estas orientações, que já eram adotadas como normas pela ANVISA antes da pandemia, agora devem ser seguidas a risca para a segurança de todos os trabalhadores envolvidos no serviço, bem como dos clientes. "Os cuidados com a higiene nunca foram tão importantes como estão sendo agora", alerta Jeanyne Seba.


DELIVERY SEGURO
PARA QUEM ENTREGA

1. Limpeza  da caixa térmica com água  e sabão líquido e sanitizar com  solução de água  sanitária: 45ml (03 colheres de sopa) de água sanitária para 01 litro de água;
2. Higienizar os punhos  da moto  ou volante do carro com  solução de água sanitária ou álcool 70%;
3. A higiene  do entregador é indispensável, deve-se usar camisa de mangas compridas;
4. O entregador  deve lavar as mãos com água,  sabão líquido e secar com papel toalha antes de pegar a embalagem  do alimento  para ser transportado;
5. Levar álcool 70% para utilizar entre uma  entrega e outra;
6. Manter  distancia mínima  de 1,5m  da pessoa que recebe a mercadoria;
7. Evitar tocar em  superfícies ou objetos de áreas comuns  dos locais de entrega;
8. As maquinetas  de cartões devem  ser higienizadas  com álcool isopropílico e para facilitar a higienização,  as mesmas  podem ser cobertas com filme plástico;
9.Solicitar ao cliente para inserir o cartão na máquina,  evitando manuseá-lo;
10. Ao retornar ao serviço, lavar as mãos com água  , sabão líquido e secar com papel toalha;
11. Evitar tocar o rosto e caso seja necessário higienizar  as mãos antes;
12. Fazer a higienização  dos capacetes com frequência durante  o trabalho diário.

PARA QUEM RECEBE
1. Procure sempre  fazer  o pedido  e efetuar  o pagamento  pelo aplicativo;
2. Manter  uma  distância  mínima  de 1,5m do entregador;
3. Receba  o pedido  e coloque em um local limpo;
4. Se  o pagamento  for efetuado  na  maquineta  de  cartão,  evite  que o entregador  manuseie  o cartão.  Higienize  em  seguida  as mãos com água  e sabão  líquido e o cartão com  álcool 70%;
5. Caso o pagamento  for realizado  com dinheiro,  lave  imediatamente  as mãos com  água e sabão  líquido e seque,  de  preferência,  com papel-toalha;
6. Retire  o alimento  da  embalagem  e coloque em um utensílio de casa;
7.Jogue todas  as embalagens  no lixo;
8. Lave  bem  as  mãos antes  de  consumir  a refeição  ou lanche;
9. Ao  fim, sempre  higienizar  as superfícies  que tiveram  contato com as embalagens  ou as mercadorias  entregues com solução de água sanitária: 45ml (03 colheres  de sopa)  de água  sanitária  para  01 litro de  água

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Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/3214/vigilancia-sanitaria-realiza-trabalho-de-orientacao-com-servicos-de-delivery