SAÚDE MENTAL

FMS busca descentralizar serviço de saúde mental de Teresina

A Gerência de Atenção Psicossocial da FMS reuniu profissionais de saúde mental

FMS busca descentralizar serviço de saúde mental de Teresina

A Fundação Municipal de Saúde (FMS), por meio da Gerência de Atenção Psicossocial (GAP), realizou na manhã desta quarta-feira (6), no auditório da instituição, uma reunião de Matriciamento da Saúde Mental do município com participantes do Intercâmbio Percursos Formativos na RAPS em Embu das Artes-SP, que voltaram do intercâmbio e estão sendo multiplicadores dos conhecimentos adquiridos lá. Ao todo, 20 profissionais de Teresina foram a São Paulo com este fim.

“As Equipes de Saúde da Família (ESF) serão capacitadas pelos profissionais que realizaram intercâmbio e profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) sobre como identificar e tratar pacientes com algum tipo de transtorno mental. Para que a rede de saúde mental descentralize dos CAPS e as pessoas possam ser tratadas mais próximo de onde moram”, explica Mayra Melo, da Gerência de Atenção Psicossocial da FMS.

A reunião de hoje teve como principais objetivos dividir o território de atuação dos técnicos em saúde mental e fazer um diagnóstico de toda a rede. “Já fizemos reuniões de sensibilização das equipes dos CAPS e estamos rumo à adesão dos profissionais da Atenção Básica em Saúde no que se refere a estarem aptos a trabalharem com pacientes com transtorno mental”, disse Sayonara Silva, intercambista.

fms caps saúde mental

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/321/fms-busca-descentralizar-servico-de-saude-mental-de-teresina