ATENDIMENTO

10 UBS passam a funcionar no horário da noite em Teresina para ampliar atendimento

A estratégia de criação do terceiro turno pretende fortalecer a atenção básica

A partir da próxima segunda-feira (23) 10 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Teresina passarão a funcionar também no período noturno, ampliando o atendimento durante a pandemia do Coronavírus.  O serviço vai funcionar de segunda a sexta-feira, no horário de 7horas às 21horas e aos sábados, das 7horas às 11horas. O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Manoel Moura Neto, informou que a estratégia de criação do terceiro turno pretende fortalecer a atenção básica.

“Desde quinta-feira, todas as UBS estão realizando atendimento básico diferenciado: continuam ofertando consulta médica e de enfermagem para casos de urgência, sem que haja necessidade de agendamento. Os serviços de vacina, coleta de exames e entrega de medicamentos também permanecem funcionando. Já os procedimentos odontológicos e atividades coletivas foram suspensos”, informa Moura.

Nesta atual situação, as UBS foram definidas como a porta de entrada preferencial para atender pessoas com síndromes gripais, incluindo casos suspeitos de COVID-19. “Se houver necessidade, os pacientes serão encaminhados para outros pontos da rede de saúde”, afirma o presidente da FMS.

O diretor de Atenção Básica da FMS, Kledson Batista, ressaltou que a medida faz parte do Plano de Contingência da FMS para enfrentamento do Coronavírus. “Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, a Prefeitura de Teresina está abrindo mais postos de atendimentos. Isso contribui para que a demanda espontânea seja atendida de maneira rápida e eficiente. Entendemos que essa iniciativa facilita o acesso dos usuários aos serviços de saúde”, finaliza.

Confiram as Unidades Básicas de Saúde (UBS) que irão funcionar de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h e aos sábados, das 7h às 11h:

1.UBS Portal da Alegria

Endereço: Rua 13/18, S/N, Portal Da Alegria Iii, zona sul

2. UBS Irmã Dulce

Endereço: Rua Santa Francisca Cabrini, S/N, zona sul.

3 UBS Todos os Santos

Endereço: Av Prof Camilo Filho, 6133, Todos os Santos, zona sudeste

4. UBS Novo Horizonte

Endereço: Rua Santo Estevao, S/N, Vl Cel Carlos Falcão, zona sudeste