CAPACITAÇÃO

Coordenadores das UBS de Teresina concluem capacitação em gestão

O curso tinha como objetivo contribuir para o aprimoramento e qualificação do processo de trabalho nas UBS

Coordenadores das UBS de Teresina concluem capacitação em gestão

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) encerrou na última sexta-feira (06) o Curso para Coordenadores de Unidades Básicas de Saúde. O curso, com carga horária de 40h, tinha como objetivo contribuir para o aprimoramento e qualificação do processo de trabalho nas UBS, e contou com a participação de todos os coordenadores das 91 UBS do município.

Para o diretor de Atenção Básica da FMS, Kledson Batista, a qualificação tem como pilar fundamental a melhoria no acesso do paciente aos serviços da Atenção Básica. “Esse curso veio para que os coordenadores possam identificar quais suas reais funções, quais os gargalos da atenção primária, facilitar a comunicação entre os diversos diretorias da FMS e outros setores do município, como educação e assistência social, além de uma melhor relação entre a gestão e os profissionais”, comenta ele, ressaltando ainda a importância da qualificação da Atenção Básica por ser o setor responsável por 80% das demandas de saúde de qualquer município.

O município de Teresina tem histórico de investimento na Atenção Básica, primeiro consolidando o modelo de Equipe de Saúde da Família, com 100% de cobertura. Depois o processo de melhoria da estrutura física das unidades. “No último ano a gente buscou institucionalizar os procedimentos dentro da FMS. As 91 UBS passaram por requalificação, com ambientes adequados, resultando no aumento do acesso aos serviços. Nós também organizamos o serviço, com a informatização das unidades, elaboração de protocolos, manuais e procedimentos padrões. É um trabalho de toda uma equipe, onde todos juntos estão construindo o que é importante para nossa cidade”, disse o presidente Charles Silveira.

Thalita Ribeiro, coordenadora da UBS Cristo Rei, foi uma das participantes do curso e conta que ele foi de suma importância para sua qualificação ao cargo que assumiu há pouco tempo. “Ele me permitiu aprimorar e melhorar a qualidade do serviço prestados pelos coordenadores, que tem papel muito  significante  dentro de uma Unidade Básica de Saúde, que nos permite ser líderes em melhorar a qualidade do atendimento para os usuários”, afirma a coordenadora.

Estatísticas

Durante o encerramento do curso, foram apresentados dados estatísticos sobre os coordenadores das UBS de Teresina. O grupo é formado em sua maioria por mulheres, com 84%, e a faixa etária predominante é dos 25 aos 59 anos. 75% possui nível superior completo, sendo que metade possui pós graduação em áreas relacionadas como Gestão em RH e Hospitalar, Saúde Pública, Atenção Primária em Saúde, Urgência e Emergência e Saúde Mental. Cerca de 30% deles estão no cargo há um período de 2 a 5 anos, sendo que 12% estão há mais de 10 anos.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/3157/coordenadores-das-ubs-de-teresina-concluem-capacitacao-em-gestao