Duas UBS iniciam atendimento no horário da noite em Teresina

As UBS dos bairros Vila Irmã Dulce e Portal da Alegria irão atender até as 21h, de segunda a sexta-feira

Duas UBS iniciam atendimento no horário da noite em Teresina

A partir de agora, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros Vila Irmã Dulce e Portal da Alegria, localizados na zona sul de Teresina, irão passar a funcionar também no período noturno, no horário de 7horas às 21horas. O anúncio foi feito pelo presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Charles Silveira, que afirmou que o objetivo é ampliar a oferta de serviços de saúde à população.

Estas duas Unidades Saúde irão realizar, de segunda a sexta-feira, até às 21horas, atendimento básico nas áreas clínicas, sendo ofertadas consultas médicas, de enfermagem e odontológicas. Haverá ainda serviço de curativo, inalação, injeção, vacinas, fornecimento de medicação e, em casos específicos, encaminhamento para consultas especializadas em outros locais da rede.

O presidente da FMS, Charles Silveira, explica que há ainda a previsão de que mais UBS passem a funcionar no turno da noite. “Com a implantação estratégica do terceiro turno, iremos fortalecer a Atenção Básica, que é a porta de entrada preferencial do SUS. Como esta área é o pilar assistencial, as melhorias alcançarão a rede de saúde inteira, inclusive contribuindo para diminuir o número de internações”, afirma.

Charles Silveira explica ainda que a medida é incentivada pelo Ministério da Saúde, através do programa Saúde na Hora. “Fizemos um planejamento local, considerando as necessidades epidemiológicas da região. Inicialmente, essas duas UBS foram escolhidas porque são mais distantes dos hospitais e UPAS. É importante frisar que iremos receber contribuição do Ministério da Saúde para financiar o atendimento até às 19horas, mas funcionaremos até às 21h”.

“Com essa iniciativa de extensão de horário, queremos alcançar a clientela que precisa de cuidados de saúde, a exemplo dos trabalhadores que não conseguem ir em UBS nos horários da manhã e tarde. Assim, iremos fomentar a saúde através da Atenção Básica. Segundo o Ministério da Saúde, esses locais conseguem resolver 80% dos problemas de saúde da população.”, ressalta o diretor interino da Atenção Básica da FMS, Kledson Batista.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/3149/duas-ubs-iniciam-atendimento-no-horario-da-noite-em-teresina