COMBATE AO MOSQUITO

Bairros Campestre e Pirajá serão limpos em operação de caça a mosquito

A ação tem o objetivo de retirar das residências todos os potenciais criadouros do Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, chikungunya e zika.

Bairros Campestre e Pirajá serão limpos em operação de caça a mosquito

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) convida a todos dos bairros Pirajá (zona Norte) e Campestre (zona Leste), para a Faxina nos Bairros deste sábado, 29. A ação tem o objetivo de retirar das residências todos os potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, chikungunya e zika.

“É importante ressaltarmos que os moradores podem retirar todo o tipo de utensílio, eletrodomésticos em desuso, que a coleta regular não leva. Vasos sanitários, carcaças de geladeiras, fogão, armários e outros. Esse tipo de material deve ir para a calçada, que as equipes das SDU’s recolherão sábado”, afirma Oriana Bezerra, gerente de Zoonoses da FMS. “O envolvimento da população é essencial para termos êxito em nosso trabalho de limpeza, para mantermos os ambientes livres de criadouros. É importante não deixarmos o mosquito nascer”, alerta a gerente.

Toda semana, são escolhidos dois bairros para receber a Faxina. Nos dias que antecedem a atividade, os moradores são orientados a fazer uma limpeza em suas casas e depositar o lixo nas calçadas nos sábados, quando caminhões de limpeza passarão para fazer a coleta. Também aos sábados, as equipes de educação em saúde e limpeza da Prefeitura de Teresina visitam os bairros orientando as pessoas de como manter os ambientes longe de focos do Aedes aegypti.

No Campestre, o ponto de encontro das equipes será a CMEI Bom Samaritano. De lá, elas percorrem o quadrante formado pelas avenidas Horácio Ribeiro, Dr. Aquiles Wall Ferraz, Zequinha Freire e Rua José Torquato Vianna. Já no Pirajá, o ponto de encontro será na UESPI, pela rua João Cabral, e o quadrante a receber a faxina será o formado pelas ruas João Cabral, Ceará, Santos Dumont, Parnaguá, Espírito Santo, Alameda Parnaíba e Avenida Maranhão.

A Faxina nos Bairros acontece desde 2015 e tem os objetivos de sensibilizar a população para criar o hábito semanal de vistoria do seu imóvel e proporcionar à população a retirada pela Prefeitura de utensílios inservíveis que podem vir a se tornar criadouros do Aedes aegypti.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/3141/bairros-campestre-e-piraja-serao-limpos-em-operacao-de-caca-a-mosquito