FAXINA

PMT mobiliza comunidade no sábado da faxina contra o Aedes aegypti

Em 12 edições, a Faxina já recolheu 2.328 toneladas de lixo

PMT mobiliza comunidade no sábado da faxina contra o Aedes aegypti

A melhor forma de combater o Aedes aegypti  é não deixar o mosquito nascer. Para que isto não aconteça, a Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs), tem realizado aos sábados a operação Faxina nos Bairros. Hoje, na sua 13ª edição, foram contemplados com a ação os bairros Francisca Trindade (Norte) Parque Sul ( Sul), Taquari ( Leste) e São Sebastião (Sudeste).

E para fortalecer ainda mais as ações de combate e engajar a comunidade, a Prefeitura de Teresina levou o Caminhão Verde para o Residencial Francisca Trindade, na zona Norte, onde foram distribuídas gratuitamente cerca de 500 mudas de plantas nativas e frutíferas. “Muito boa a adesão da comunidade, que colocou o lixo inservível de suas residências na porta para ser recolhido pelas equipes de limpeza e recebeu mudas de plantas, colaborando também com a arborização da nossa cidade, disse Francisco Pádua presidente da FMS.

A dona de casa Maria de Jesus Oliveira abriu sua residência para ser vistoriada por agentes de endemia da FMS. “Ação importante da Prefeitura de Teresina. Eu faço minha parte, vistoriando minha casa, não deixando nada acumular água, mas nem sempre os vizinhos colaboram. Então é bastante louvável essa iniciativa da Prefeitura de alertar para no sábado fazermos a faxina e deixarmos nossas casas livres do mosquito da dengue”, afirmou.

A Faxina consiste no recolhimento semanal de lixo com potencial de se tornar criadouro do Aedes aegypti, mosquito transmissor da zika, dengue e chikungunya. “A faxina nos bairros cumpre um papel significativo de engajamento popular para o combate ao mosquito. As visitas são essenciais para o combate ao vetor. No contato constante com a população, os agentes de saúde desenvolvem ações com os moradores, relativas aos cuidados permanentes para evitar depósitos de água nas residências", lembrou o presidente da FMS.

Em 12 edições, a Faxina já recolheu 2.328 toneladas de lixo em mais de 50 regiões da cidade. A Prefeitura de Teresina tem realizado diversas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. Além da faxina, a FMS tem realizado ações educativas, como o treinamento de multiplicadores para repassar informações em escolas, empresas e outros órgãos. As visitas domiciliares têm sido reforçadas, bem como o ingresso forçado a residências fechadas e que não permitem entrada dos agentes de endemia.

CAMINHÃO VERDE

Um total de 500 mudas de plantas nativas e frutíferas foi distribuído pela equipe de Arborização da Prefeitura de Teresina gratuitamente no Residencial Francisca Trindade. “É uma oportunidade para as pessoas além de manterem suas casas livres do mosquito Aedes aegypti, contribuirem com a arborização da cidade. Neste sábado, foram distribuídas mudas de manga, maracujá, jaca, abacate, açaí, flamboyanzinho, ipê amarelo, nim e caneleiro”, destacou Francisco Pádua.

faxina aedes aegypti dengue zika chikungunya

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/314/pmt-mobiliza-comunidade-no-sabado-da-faxina-contra-o-aedes-aegypti