GRIPE

Profissionais de saúde são atualizados em relação ao vírus H1N1

FMS está socializando o Protocolo de Tratamento de Influenza atualizado a todos os profissionais

Profissionais de saúde são atualizados em relação ao vírus H1N1

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) realizou na manhã desta sexta-feira (1º de abril) a primeira Capacitação de Equipes Interdisciplinares em Síndrome Gripal A H1N1 no auditório da Diretoria Regional de Saúde Leste/Sudeste. O curso tem como principal objetivo atualizar médicos e enfermeiros da rede pública e privada da capital para o atendimento aos pacientes com Síndrome Gripal Aguda Grave, proporcionando maior conhecimento sobre o agravo.

“Precisamos que os profissionais de saúde estejam atentos aos pacientes com síndrome gripal aguda grave para fazermos uma correta investigação de todos os casos. Já estamos definindo toda a logística para a Campanha de Vacinação contra Gripe deste ano”, disse Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS. Durante a capacitação de médicos e enfermeiros sobre gripe o Protocolo de Tratamento de Influenza atualizado foi distribuído a todos os partícipes do curso.

Para Joana Mota, enfermeira do Hospital da Primavera, esse tipo de atualização é necessária. “Afinal nós que estamos na ponta do atendimento aos pacientes precisamos fazer o correto atendimento e encaminhamento dos casos que surgirem”, explicou ela.

“Em caso de Síndrome Gripal a hidratação é a maior providência que o paciente pode fazer, principalmente os maiores de 60 anos e crianças. A desidratação e a secreção espessa (grossa) são os maiores complicadores da gripe. A pessoa deve se hidratar a ponto de sua urina ficar transparente feito a água que bebe”, afirmou Amariles Borba.

Em Teresina, a Campanha de Vacina contra Gripe está com início previsto para 30 de abril e visa reduzir complicações e internações decorrentes das infecções pelo vírus influenza na população alvo da campanha, como gestantes, maiores de 60 anos, pessoas com comorbidades, crianças de 6 meses a 2 anos, doentes crônicos, presidiários e profissionais de saúde. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde corresponde a 80% do público-alvo total.

No Brasil, em 2015 foram notificados 14.432 Síndromes Respiratórias Agudas Graves, sendo que 1.089 (9,1%) foram classificados como síndrome relacionada ao vírus influenza. Dentre os casos de influenza, 599 eram influenza A H3N2, 234 influezan B, 141 A H1N1 e 115 influenza A não subtipado. Em Teresina, no ano de 2015 foram notificados 19 casos de Síndrome Respiratória Grave e detectados a Influenza A H3 sazonal (três casos) e influenza B (um caso). Sem ocorrência de óbito para influenza e outros vírus respiratórios.

H1N1 gripe influenza

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/313/profissionais-de-saude-sao-atualizados-em-relacao-ao-virus-h1n1