COMBATE AO MOSQUITO

Entrega de mudas de plantas reforça o combate ao Aedes aegypti na próxima “Faxina nos Bairros”

As equipes estarão nos bairros Parque Sul (zona Sul), Taquari (zona Leste), São Sebastião (zona Sudeste) e Residencial Francisca Trindade.

A operação “Faxina nos Bairros” chega à sua 13ª edição neste sábado (02) visitando mais quatro regiões de Teresina. O ponto de partida, a partir das 8h, será no Residencial Francisca Trindade, zona Norte da cidade, onde estará também o Caminhão Verde, com distribuição gratuita de plantas.

Um total de 500 mudas de plantas nativas e frutíferas será distribuído pela equipe de Arborização da Prefeitura de Teresina gratuitamente. “É uma oportunidade para as pessoas além de manterem suas casas livres do mosquito Aedes aegypti, contribuirem com a arborização da cidade. Neste sábado serão distribuídas mudas de manga, maracujá, jaca, abacate, açaí, flamboyanzinho, ipê amarelo, nim e caneleiro”, explica Francisco Pádua, presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

A “Faxina nos Bairros” é operacionalizada pela FMS e Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDU’s). Além do Residencial Francisca Trindade, as equipes estarão nos bairros Parque Sul (zona Sul), Taquari (zona Leste) e São Sebastião (zona Sudeste).

A ação consiste no recolhimento semanal de lixo com potencial de se tornar criadouro do Aedes aegypti, mosquito transmissor da zika, dengue e chikungunya. “A melhor forma de combater o Aedes aegypti  é não deixar o mosquito nascer. E a faxina nos bairros cumpre um papel significativo de engajamento popular para o combate ao mosquito", afirma Francisco Pádua, presidente da FMS

A população precisa ser parceira da atividade, colocando na calçada todo material que possa acumular água dentro das residências. Todo aquele lixo que a coleta de lixo domiciliar não recolhe será retirado pelas equipes de limpeza no sábado. Em 12 edições, a Faxina já recolheu 2.328 toneladas de lixo em mais de 50 regiões da cidade.

A Prefeitura de Teresina tem realizado diversas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. Além da faxina, a FMS tem realizado ações educativas, como o treinamento de multiplicadores para repassar informações em escolas, empresas e outros órgãos. As visitas domiciliares têm sido reforçadas, bem como o ingresso forçado a residências fechadas e que não permitem entrada dos agentes de endemia.

“As visitas são essenciais para o combate ao vetor. No contato constante com a população, os agentes de saúde desenvolvem ações com os moradores, relativas aos cuidados permanentes para evitar depósitos de água nas residências", completa o presidente.

Roteiro da Faxina nos Bairros – 02 de abril de 2016

Norte

Bairro: Residencial Francisca Trindade

Ponto de Concentração: Quadra por trás do Hospital Mariano Castelo Branco

Leste

Bairro: Taquari

Ponto de Concentração: Praça em frente à UBS do Taquari

Percurso:  Quadrante: Avenida Canavieira, Rua Renato Oliveira Santos, Avenida Zequinha Freire, Rua José Soares Tataia.

Sudeste

Bairro: São Sebastião

Ponto de Concentração: Praça da UPA do Renascença Três

Percurso: Rua Evirtônio Teodoro, Avenida Noé Mendes, Avenida Pinajé, Avenida 15 de novembro.

Sul

Bairro: Parque Sul

Ponto de Concentração: UBS do Parque Sul

Percurso: Quadrante: Rua 10, Rua 19, Rua 14, Avenida Manoel Ayres Neto, Avenida Agricilandia ( Raimundo Porfilio) e Rua Iaia.

aedes aegypti zika dengue chikungunya

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/312/entrega-de-mudas-de-plantas-reforca-o-combate-ao-aedes-aegypti-na-proxima-faxina-nos-bairros