INFLUENZA

FMS realiza capacitação sobre vírus H1N1

Participarão profissionais de saúde da rede hospitalar pública e privada

FMS realiza capacitação sobre vírus H1N1

O número de casos de Síndrome Gripal está com tendência à elevação no país. Diante disso, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) irá realizar amanhã, 1º de abril, o Curso de Capacitação de Equipes Interdisciplinares em Síndrome Gripal A H1N1, a partir das 8h30, no auditório da Diretoria Regional de Saúde Leste/Sudeste, localizada na Avenida Presidente Kennedy nº 570 (próximo ao balão do São Cristóvão).

O objetivo da capacitação é atualizar os técnicos para o atendimento aos pacientes, proporcionando maior conhecimento sobre o agravo e dinamismo na prática das ações de atendimento às pessoas com a síndrome. “E assim, reduzir casos de pneumonias, complicações graves, internações e também a taxa de letalidade”, diz a médica Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS. No curso, serão discutidas as práticas clínicas e laboratoriais e os modelos de notificação.

“Em caso de Síndrome Gripal a hidratação é a maior providência que o paciente pode fazer, principalmente os maiores de 60 anos e crianças. A desidratação e a secreção espessa (grossa) são os maiores complicadores da gripe”, explica Amariles Borba.

Em Teresina, a Campanha de Vacina contra Gripe está com início previsto para 30 de abril e visa reduzir complicações e internações decorrentes das infecções pelo vírus influenza na população alvo da campanha, como gestantes, maiores de 60 anos, pessoas com comorbidades, crianças de 6 meses a 2 anos, doentes crônicos, presidiários e profissionais de saúde. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde corresponde a 80% do público-alvo total. “Já produzimos o manual e começamos a organizar toda a campanha”, afirma Amariles Borba.

O Ministério da Saúde reforça que, além da vacinação, a população deve adotar medidas de prevenção para evitar infecção por vírus gripais. Medidas de higiene, como sempre lavar as mãos e evitar locais com aglomeração de pessoas que facilitam a transmissão de doenças respiratórias, são algumas das medidas.

No Brasil, em 2015 foram notificados 14.432 Síndromes Respiratórias Agudas Graves, sendo que 1.089 (9,1%) foram classificados como síndrome relacionada ao vírus influenza. Dentre os casos de influenza, 599 eram influenza A H3N2, 234 influezan B, 141 A H1N1 e 115 influenza A não subtipado. Em Teresina, no ano de 2015 foram notificados 19 casos de Síndrome Respiratória Grave e detectados a Influenza A H3 sazonal (três casos) e influenza B (um caso). Sem ocorrência de óbito para influenza e outros vírus respiratórios.

LAVE BEM AS MÃOS

- Molhe as mãos e aplique o sabão em toda a sua extensão;

- Esfregue as palmas das mãos sem pressa, feche a torneira e faça o processo contando até 30;

- Ensaboe as costas das mãos. Massageie entre os dedos, embaixo das unhas e ao redor dos dedos, sem esquecer-se do polegar;

- Enxague com bastante água corrente;

- Seque com uma toalha e use-a para fechar a torneira.

fms H1N1 gripe influenza Teresina

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/311/fms-realiza-capacitacao-sobre-virus-h1n1