TECNOLOGIA

FMS adquire tablets para acelerar cadastramento de 289 mil teresinenses nas Unidades de Saúde

Os Agentes de Comunitários de Saúde (ACS) irão usar tablets para acelerar o cadastramento de 289 mil teresinenses nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), ação necessária para o envio de recurso do Governo Federal, que financia a Atenção Básica. A iniciativa partiu da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e a solenidade de entrega de 200 equipamentos eletrônicos acontecerá na quarta-feira (12), às 9horas, na UBS do bairro Memorare.

Em Teresina, a meta é cadastrar mais 289 mil teresinenses nas Unidades Básicas de Saúde. “Houve mudança na forma de financiamento da Atenção Básica e o Governo Federal quer que Teresina cadastre 70% da população. Já cadastramos 66%, mas a nossa meta é cadastrar 100%. Para isso, os nossos Agentes, devidamente fardados e com tablets, estão visitando as casas. A população também pode se dirigir às UBS, portando documentos pessoais”, afirma o presidente da FMS, Charles Silveira.

Atualmente, os ACS fazem visitas domiciliares e preenchem os formulários de saúde manualmente e, depois, repassam as informações para os computadores. “O nosso intuito é agilizar o trabalho desses profissionais, utilizando a tecnologia a favor da saúde. Inicialmente serão entregues 200 tablets, mas a previsão é de que todos os Agentes, que são mais de 1.300, recebam esse dispositivo”, finaliza o presidente.

“Os tablets contém o sistema E-SUS, onde os Agentes irão registrar informações relevantes sobre condições de saúde e de vida das famílias. Isso irá contribuir para traçar, no tempo oportuno, o perfil epidemiológico das regiões da cidade, contribuindo para criação de políticas públicas na saúde. Ficamos felizes com essas melhorias que estão sendo implementadas na Atenção Básica”. diretor de Atenção Básica da FMS, Francisco Pádua.

Os Agentes Comunitários são profissionais que estão vinculados às Unidades Básicas de Saúde e atuam como elo entre a equipe da Unidade e a comunidade. “Eles também desenvolvem ações para promoção da saúde e prevenção de doenças; realizam visita domiciliar e comunicam à equipe sobre a situação de saúde das famílias acompanhadas”, explica o gerente de ações estratégicas da FMS, Kledson Batista.

Conheça o trabalho desenvolvido nas Unidades de Saúde

A FMS mantém 91 Unidades Básicas de Saúde espalhadas em Teresina, todas informatizadas. Nestes locais, os usuários podem receber atendimento básico nas áreas clínicas. São ofertadas consultas médicas e de enfermagem, inalações, injeções, curativos, vacinas, exames, tratamento odontológico, fornecimento de medicação básica e encaminhamento para consultas especializadas.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/3103/fms-adquire-tablets-para-acelerar-cadastramento-de-289-mil-teresinenses-nas-unidades-de-saude