ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Restaurante Popular recebe ação pelo Dia da Alimentação e Nutrição

A intenção é valorizar o Restaurante Popular enquanto equipamento público de saúde e nutrição

Restaurante Popular recebe ação pelo Dia da Alimentação e Nutrição

Além da comida gostosa e saudável, os frequentadores do Restaurante Popular tiveram acesso hoje (31) a uma série de informações sobre como manter uma alimentação adequada em nosso dia a dia. Isso porque foi realizada uma atividade alusiva ao Dia da Alimentação e Nutrição, promovida pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) e outros órgãos.

Durante o horário de almoço, foram montados estandes com distribuição de fôlderes sobre alimentação saudável, bem como foram distribuídas plaquinhas informativas para passar de forma lúdica mensagens com incentivos para comer bem e de valorização do Restaurante Popular. “Esta atividade foi pensada para despertar o interesse para a adoção de hábitos saudáveis, como alimentação adequada em quantidade e qualidade a preço acessível”, afirma a nutricionista Ana Diva, da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social (SEMTCAS).

“Nossa intenção é valorizar o Restaurante Popular enquanto equipamento público de saúde e nutrição”, informa Theonas Gomes, chefe do Núcleo de Alimentação e Nutrição da FMS. “As comidas servidas aqui passam por um rigoroso controle de qualidade e nutricional. Não são servidas frituras, as verduras são orgânicas e oriundas de agricultura popular, entre outras cuidados”, completa a chefe de núcleo.

Helena de Jesus é uma das frequentadoras do local, que serve aproximadamente 800 refeições por dia. “Eu gosto muito de comer aqui porque todo mundo é bem tratado, a comida é boa, sem sal e sem gordura e nunca me fez mal”, afirma a aposentada.

Theonas Gomes conta que uma alimentação inadequada é uma das causas do aumento de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes e hipertensão, no mundo. “Na correria dos dias de hoje, as pessoas tendem a priorizar as refeições rápidas, que geralmente são ricas em gordura, sal e açúcar. Mas o ideal seria priorizar a comida caseira, com ingredientes naturais e muitas frutas e hortaliças”, afirma ela.

Em 31 de março comemora-se o Dia Nacional da Saúde e Nutrição, que faz parte do calendário do Ministério da Saúde. Data esta importante para refletir como são feitas nossas escolhas, quando se trata de avaliar nossa alimentação. Afinal, essas escolhas estão intimamente relacionadas à nossa qualidade de vida.

O evento foi realizado em parceria com a SEMTCAS, Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Superintendência de Desenvolvimento Rural (SDR) e Fazenda da Paz.

fms alimentação saudável nutrição

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/310/restaurante-popular-recebe-acao-pelo-dia-da-alimentacao-e-nutricao