INAUGURAÇÃO

CAPS Sudeste faz 10 anos e recebe novo prédio de presente

O CAPS Sudeste recebe o nome de Rubens Barbosa Lima

A Prefeitura de Teresina inaugura hoje, 10, às 18h30, a sede própria do Centro de Atenção Psicossocial Dr. Rubens Barbosa Lima (CAPS III Sudeste), localizado na Rua Poncion, s/n, Renascença. O centro está fazendo 10 anos de existência e ganha de presente essa obra, que teve o investimento de R$ 1.1.311.128,02 para a construção de 728,50 m². Atualmente, o CAPS Sudeste atende 1.589 pessoas.

“É uma alegria como gestor público entregar novas obras na área da saúde que vão beneficiar toda a população de Teresina. São obras tanto na área da atenção básica como da atenção especializada, o que mostra o nosso compromisso em avançar no fortalecimento da prevenção e promoção em saúde”, diz o presidente da FMS, Charles da Silveira.

O novo prédio terá sala de espera/acolhimento, recepção/registro, sala de marcação de consultas (SAME), quarto coletivo masculino com banheiro adaptado para pessoas com deficiência, quarto coletivo feminino com banheiro adaptado para pessoas com deficiência, sala de medicação, banheiro PCD, posto de enfermagem, quatro salas para atendimentos individualizados, farmácia, área externa de convivência, sala de reunião, sala administrativa, duas salas de atividades coletivas, espaço de convivência, almoxarifado, refeitório, cozinha, sala de nutricionista, almoxarifado/depósito, banheiro feminino de funcionárias, banheiro masculino de funcionários, DML, rouparia, repouso profissional feminino com banheiro, repouso profissional masculino com banheiro, banheiro feminino público, banheiro masculino público, banheiro masculino PCD e banheiro feminino PCD.

O CAPS Sudeste recebe o nome de Rubens Barbosa Lima, que foi médico psiquiatra, um dos pioneiros no atendimento a criança. Dramaturgo, músico e um dos melhores intérpretes de Cole Porter. Após ter um Acidente Vascular Cerebral (AVC) faleceu em 11 de abril de 2016. O CAPS Sudeste realiza o acompanhamento clínico e psicossocial, em pessoas maiores de 18 anos, com transtornos mentais graves e severos, buscando a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercícios dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. O acesso aos serviços do CAPS ocorre por demanda espontânea, busca ativa ou encaminhada, sendo que o processo de acolhimento será efetivado mediante triagem realizada por um profissional da equipe multiprofissional.

Equipe: psiquiatras, psicólogo, assistente social, educador físico, terapeuta ocupacional, nutricionista, enfermeiro, técnico de enfermagem e artesões. Atividades realizadas: atendimento individualizado, grupos terapêuticos, grupos com familiares, atendimento individualizado à família, oficinas de produção e geradoras de renda, práticas de Expressão e Comunicação em CAPS, visitas domiciliares, tratamento medicamentoso, busca ativa, matriciamento, atenção em situações de crise.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/3095/caps-sudeste-faz-10-anos-e-recebe-novo-predio-de-presente