HUT

HUT bate novo recorde e realiza mais de cinco mil atendimentos em janeiro de 2020

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT), gerido pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), realizou, em janeiro de 2020, 5.169 atendimentos. Foi o maior número de atendimentos, desde dezembro de 2016, quando foi implantado Sistema de Regulação de Leitos do município de Teresina e o HUT atendia uma média de quatro mil pessoas por mês. De acordo com diretor geral do HUT, Dr. Rodrigo Martins, esse novo recorde de atendimento se deve ao aumento da resolutividade e consequentemente da capacidade de atendimento.

“Desde a implantação do Sistema de Regulação de Leitos, o HUT vem se especializando ainda mais no atendimento de urgência e emergência de média e alta complexidade. Isso torna o serviço mais ágil e com uma capacidade de atendimento maior. Agora, estamos conseguindo atender mais pacientes com a mesma capacidade física e de pessoal, sem perder a qualidade”, explicou Dr. Rodrigo.

O sistema de regulação de leitos do município de Teresina é responsável por regular todas as internações e transferências entre hospitais credenciados ao Sistema Único de Saúde (SUS) da capital. Esse sistema funciona via internet e disponibiliza para rede todos os leitos vagos para internação no momento da alta do paciente.  Para tornar esse processo ainda mais ágil, o HUT possui um Núcleo Interno de Regulação (NIR) que é responsável por gerir todos os leitos do hospital.

A coordenadora do NIR, Suellen Silva, disse que o Núcleo trabalha o planejamento e acompanhamento de todos os processos que envolvem a liberação de leitos do HUT. “Nosso objetivo é aumentar a capacidade instalada do hospital aumentando a rotatividade dos leitos com segurança, melhorando a qualidade da assistência e, dessa forma, contribuindo para a satisfação dos pacientes e profissionais”, comentou.

Motivo de entrada queda

O motivo de entrada queda foi o que mais registrou aumento em janeiro de 2020 no HUT. Foram realizados 651 atendimentos de vítimas de queda, um aumento foi de 21%, se comparado com o janeiro de 2019. Dentre os tipos de quedas, a queda do mesmo nível ocupa o primeiro lugar com 384 atendimentos, ou seja, 59% do total.

Queda do mesmo nível é quando o paciente cai sem que haja elevação do nível do solo. As consequências da queda dependem, essencialmente, da forma como ocorre o impacto no solo e da parte do corpo que sofre a lesão. O técnico do HUT, Dr. Péricles Cerqueira, explica que os idosos, em especial as mulheres são mais vulneráveis a sofrerem queda.

“As mulheres por conta da menopausa ocorre uma queda na produção de hormônios. Isso impede que o cálcio seja absorvido pelos ossos ocasionando a osteoporose. Isso acontece também com os homens, porém com menos intensidade”, explicou o médico.

Somente em 2019, foram 6.509 atendimentos de vítimas de queda, um aumento de 2,2%, se comparado com 2018. O HUT realiza por mês uma média de 5 mil atendimentos e 1.200 cirurgias.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/3082/hut-bate-novo-recorde-e-realiza-mais-de-cinco-mil-atendimentos-em-janeiro-de-2020