ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Dia da Saúde e Nutrição é comemorado com ação no Restaurante Popular

Será amanhã (31) a partir das 11h

O Dia da Saúde e Nutrição, comemorado amanhã (31), foi instituído para exaltar a importância da alimentação saudável e natural em nosso dia a dia. Em alusão à data, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) organiza uma ação no Restaurante Popular, a partir das 11h.

Durante o horário de almoço, os profissionais estarão orientando a população e distribuindo fôlderes com informações sobre alimentação saudável. “Também faremos o uso de plaquinhas informativas para passar de forma lúdica mensagens com incentivos para comer bem e de valorização do Restaurante Popular”, informa Theonas Gomes, chefe do Núcleo de Alimentação e Nutrição da FMS.

O evento é realizado em parceria com a Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social (SEMTCAS), Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Superintendência de Desenvolvimento Rural (SDR) e Fazenda da Paz.

O Restaurante Popular é um equipamento público de saúde e nutrição que serve aproximadamente 800 refeições por dia. “O local é um exemplo de alimentação adequada pois as comidas servidas lá passam por um rigoroso controle de qualidade e nutricional”, explica Theonas Gomes. “Lá não são servidas frituras, as verduras são orgânicas e oriundas de agricultura popular, entre outras cuidados”, completa a chefe de núcleo.

Em 31 de março comemora-se o Dia Nacional da Saúde e Nutrição, que faz parte do calendário do Ministério da Saúde. Data esta importante para refletir como são feitas nossas escolhas, quando se trata de avaliar nossa alimentação. Afinal, essas escolhas estão intimamente relacionadas à nossa qualidade de vida.

A prática da boa alimentação começa desde cedo, ao nascimento, com o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de vida. Após essa fase, a amamentação poderá ser feita de maneira complementar até os 2 anos. Em cada fase da vida (criança, adolescente, adulto ou idoso), o ser humano possui diferentes necessidades nutricionais.

Pequenas mudanças na alimentação terão grande valor na prevenção de doenças crônico-degenerativas. Reduzir o consumo de alimentos processados e aumentar o consumo de frutas e verduras para algumas pessoas são algumas delas.

"As principais doenças que atualmente acometem os brasileiros deixaram de ser agudas e passaram a ser crônicas. Por esse motivo, devemos nos atentar mais à nossa alimentação"”, explica Theonas Gomes.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que os governos formulem e atualizem periodicamente diretrizes nacionais sobre alimentação e nutrição, levando em conta mudanças nos hábitos alimentares e nas condições de saúde das pessoas.

nutrição

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/308/dia-da-saude-e-nutricao-e-comemorado-com-acao-no-restaurante-popular