INAUGURAÇÃO

Prefeitura inaugura 91ª Unidade Básica de Saúde de Teresina

Prefeitura inaugura 91ª Unidade Básica de Saúde de Teresina

"Nós estamos maravilhados de termos recebido essa graça divina que é esta nova casa e só queremos agradecer". Com estas palavras, a usuária Ana Lúcia traduziu o sentimento das comunidades dos bairros Catarina, Morada Nova, Parque Rodoviário e adjacências, que receberam na noite de ontem (04) a Unidade Básica de Saúde (UBS) Mirtes das Neves Moura. Esta é a 91ª UBS a ser instalada em Teresina, e vem de encontro aos anseios da região de estar mais próxima das equipes de saúde que os atendem.

A nova UBS, que já está em funcionamento, abriga duas equipes Estratégia Saúde da Família (formadas por médicos, enfermeiros, dentistas, auxiliares de saúde bucal, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde) que antes atuavam em unidades mais distantes de sua área de cobertura. Nela, são disponibilizados serviços como consultas médicas, de enfermagem e de odontologia, vacina, coleta, além de procedimentos como curativos, administração de medicação, retirada de pontos e nebulização.

Cerca de 7 mil pessoas serão beneficiadas pela estrutura, que custou aos cofres públicos um total de R$ 1.062.714,50. O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Charles Silveira, enfatizou que por trás da estrutura existe ainda todo o esforço coletivo de profissionais, feito de maneira planejada para alcançar e atender toda a população. "Nós da FMS trabalhamos com o norte de acolher, atender, tratar e dar dignidade, é isso que faz com que nosso trabalho seja forte, porque os 10.350 servidores vivenciam diariamente a busca permanente pela saúde do teresinense", disse ele.

O prefeito Firmino Filho Filho comentou que a nova UBS faz parte das iniciativas de dar uma melhor qualidade de vida àquela região, que em 2019 passou por uma tragédia com o rompimento de uma lagoa no Parque Rodoviário. "Nós entendemos a importância da promoção da qualidade de vida e da prevenção, assim como do trabalho da atenção básica como porta de entrada da saúde pública. Não existe sistema de saúde pública de qualidade, estruturado, sem uma atenção básica forte", disse o prefeito.

Homenageada

A UBS leva o nome de Mirtes das Neves Moura, enfermeira teresinense nascida em 27 de junho de 1927, mãe de oito filhos e sete netos. Aos 14 anos, em plena 2ª Guerra, trabalhou para a na Santa Casa de Misericórdia. Fez parte do primeiro grupo de enfermagem do Hospital Getúlio Vargas, e prestou serviços em sua área na assistência social do Palácio de Karnak, além de cuidar de vizinhos e amigos no bairro Vila Operária.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/3079/prefeitura-inaugura-91-unidade-basica-de-saude-de-teresina