QUALIFICAÇÃO

FMS realiza treinamento para coordenadores de Unidades Básicas de Saúde

Teresina tem 90 Unidades Básicas de Saúde e mais três pontos de apoio

FMS realiza treinamento para coordenadores de Unidades Básicas de Saúde

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) realizou a abertura do Curso para Coordenadores de Unidades Básicas de Saúde na tarde desta segunda-feira, 27. O objetivo é contribuir para o aprimoramento e qualificação do processo de trabalho nas UBS’s. Ao todo 90 coordenadores de Unidades Básicas participam do curso, que tem carga horária de 40h.

“Esse curso é de atualização e também avaliativo do desempenho dos coordenadores. No final do curso será aplicado um teste avaliativo teórico-prático que poderá mensurar competências e habilidades requeridas para o exercício da função gerencial de UBS”, explica o professor Fabiano Nogueira, assessor técnico da presidência da FMS.

A proximidade e capacidade de acolhimento, vinculação e responsabilização são fundamentais para a efetivação da Atenção Básica como contato e porta de entrada preferencial da rede de saúde. O município de Teresina tem investido muito em Atenção Básica, primeiro consolidando o modelo de Equipe de Saúde da Família, com 100% de cobertura. Depois o processo de melhoria da estrutura física das unidades.

“Temos 90 Unidades Básicas de Saúde e mais três pontos de apoio. Nos últimos anos, 80 UBS’s passaram por requalificação, com ambientes adequados, resultando no aumento do acesso aos serviços. Nós também organizamos o serviço, com a informatização das unidades, elaboração de protocolos, manuais e procedimentos padrões. Todo o processo foi acompanhado por capacitação das Equipes Estratégia Saúde da Família e agora estamos trabalhando a gestão das unidades”, enfatiza Charles Silveira, presidente da FMS.

• FMS realiza treinamento para coordenadores de Unidades Básicas de Saúde

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/3061/fms-realiza-treinamento-para-coordenadores-de-unidades-basicas-de-saude