CAPACITAÇÃO

Técnicos das Unidades Básicas de Saúde são capacitados para coleta de exames laboratoriais

O treinamento é ministrado pelo Laboratório Raul Bacellar

Com o objetivo de garantir o funcionamento contínuo das salas de coleta nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), a Fundação Municipal de Saúde (FMS) está realizando hoje (22) e amanhã (23) um treinamento para técnicos de enfermagem destes locais. Ministrada pelo Laboratório Raul Bacellar, a capacitação tem como pauta a coleta de exames laboratoriais.

Nestes dois dias, os profissionais aprenderão a teoria sobre a coleta em si bem como a rotina do Raul Bacellar, laboratório referência para todos os exames realizados na rede municipal. Posteriormente, eles passarão para a etapa prática que será feita em UBS escolhidas como multiplicadoras do conhecimento. “Estamos capacitando estes profissionais para evitar a descontinuidade do serviço nas unidades caso o técnico de coleta precise se ausentar por algum motivo, em licença que não exceda 30 dias – tempo mínimo exigido para o requerimento de substituto”, informa a enfermeira Ketiana Guimarães, da Gerência de Ações Estratégicas da FMS.

Desta forma, como esclarece Ketiana Guimarães, eles estarão aptos para fazer a substituição, manter a oferta e o atendimento, reorganizando o serviço e permitindo que a unidade coletadora siga funcionando sem transtornos. “Se trata de uma parceria entre o Raul Bacellar e a Atenção Básica para aprimorar o atendimento ao usuário do SUS”, comenta a diretora Evelma Vasconcelos.

Raul Bacellar

O Laboratório Raul Bacellar realiza uma média de 220 mil exames por mês e atende toda a rede SUS em Teresina, o que inclui 90 Unidades Básicas de Saúde (UBS), 10 hospitais, quatro maternidades e três Unidades de Pronto Atendimento (UPA), entre outros.

Atualmente o Laboratório Raul Bacelar conta com uma equipe de 135 colaboradores nas mais diversas áreas, como administrativa, técnica laboratorial e bioquímica. No total dos postos de coleta do Raul Bacelar, todos estão informatizados, imprimindo os resultados na própria unidade, bem como o usuário pode acessar estes resultados em qualquer computador.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/3051/tecnicos-das-unidades-basicas-de-saude-sao-capacitados-para-coleta-de-exames-laboratoriais