SAÚDE DO ADOLESCENTE

FMS promove oficina que valoriza atenção integral à saúde do adolescente

A oficina foi ministrada para 85 profissionais da atenção básica em saúde de Teresina

FMS promove oficina que valoriza atenção integral à saúde do adolescente

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) realiza hoje, 29 de março, nos turnos manhã e tarde, no auditório da Instituição, a Oficina de Sensibilização em Saúde do Adolescente, que tem como objetivo discutir eixos temáticos na atenção à saúde de adolescentes, tais como saúde sexual e reprodutiva, o crescimento e desenvolvimento e principais problemas clínicos.

“Adolescência é vida em sua plenitude. Nós como profissionais de saúde precisamos ter paixão pela vida e acolher os adolescentes e suas famílias. Devemos refletir e realmente escutar esses adolescentes para só depois receitar algo a eles. Nossa atenção deve ser grande, pois é um público em ascensão, relacionado a quantidade, em nossa cidade, que tem em torno de 1 milhão de habitantes, onde 30% destes são adolescentes”, disse Isabel Maria Matos Paiva, médica e palestrante na Oficina de Sensibilização em Saúde do Adolescente.

A oficina foi ministrada para 85 profissionais apoiadores das Diretorias Regionais de Saúde (DRS), das Equipes dos Núcleos de Saúde da Família (NASF) e profissionais de Saúde da Família (ESF). “Buscarmos a atenção integrada ao adolescente é algo necessário, para que possamos integrar realmente os saberes interdisciplinares e possamos fazer abordagens socioculturais desses seres humanos, bem como analisar também a família, que é a unidade primária”, falou Maria Leal, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) Sul, que participou da oficina como ouvinte.

Ana Maria, chefe do Núcleo de Saúde do Adolescente da FMS, enfatiza que o evento é uma oportunidade de sensibilizar profissionais que estão na função de supervisão e de execução nos territórios regionais de saúde de Teresina sobre a saúde de adolescentes. “Esperamos ter mobilizado novos esforços para acolhida e escuta das demandas adolescentes nas Unidades Básicas de Saúde”, afirmou ela.

fms adolescentes

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/305/fms-promove-oficina-que-valoriza-atencao-integral-a-saude-do-adolescente