ELEIÇÃO

SAMU divulga resultado das eleições da CIPA

SAMU divulga resultado das eleições da CIPA

Nesta segunda-feira (20), foi divulgado lista com nome dos novos membros que irão integrar a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Teresina, no biênio 2020/2021. Ao todo, seis servidores foram eleitos para contribuírem com a promoção da saúde dos trabalhadores.

Francina Amorim, diretora geral do SAMU, explica como funciona a CIPA. “Após a posse, eles passarão por treinamento e poderão iniciar as suas atividades, inclusive realizando reuniões ordinárias. Toda a documentação gerada ficará no Serviço à disposição da fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego, conforme determina a Norma Regulamentadora nº 05 de 99”.

A CIPA tem por atribuição identificar riscos do processo de trabalho no pré-hospitalar; implantar plano de prevenção e controle de acidentes de trabalho (PPAT) no SAMU e avaliar se as metas estão sendo cumpridas; participar da implementação e do controle de qualidade das medidas de prevenção necessárias e realizar verificações nos ambientes e condições de trabalho.

“A Comissão também deve supervisionar o cumprimento das Metas Internacionais de Segurança do Paciente; colaborar com o desenvolvimento de programas de segurança e saúde do trabalho; propor soluções para os problemas identificados, através de um plano de ação e; elaborar e divulgar relatório das atividades desenvolvidas”, finaliza a diretora.

O SAMU é um programa do Governo Federal , administrado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina e que presta atendimento em casos de urgências clínicas, obstétricas, traumáticas e psiquiátricas. Para ter acesso, basta que a população ligue para o 192. O médico regulador, então, decide se envia ambulância de suporte básico, avançado ou se faz orientações médicas.

Confira nome dos novos membros da CIPA do SAMU

Eleitos:

-Francisco Alex do Nascimento da Silva

-Dr. João de Deus Pereira Filho

-Eliene de Nascimento Macedo

-Francisco Soares Silva

-Livolet Almeida Marreiros (suplente)

-Raimundo Fagner Farias Loiola (suplente)

Indicados:

- Luís Henrique Cavalcante de Andrade (Presidente)

- Tayane de Castro Costa

-Francisco das Chagas de Sousa Mineiro