BALANÇO

CAPS Infantil realizou mais de 4 mil atendimentos individuais em 2019

Em 2019, aconteceram 5.542 atendimentos familiares no CAPSi

CAPS Infantil realizou mais de 4 mil atendimentos individuais em 2019

O Centro de Atenção Psicossocial Infantil CAPS i Dr. Alexandre Nogueira, da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, realizou em 2019 um total de 4.079 atendimentos individuais de crianças e adolescentes de até 17 anos com transtorno mentais graves e severos e em uso abusivo de álcool e outras drogas.

O centro funciona de 8h às 18h de segunda a sexta-feira e é composto por enfermeiro, psiquiatra, assistente social, psicólogo, terapeuta ocupacional, cuidadores, redutores de danos, técnico em enfermagem, nutricionistas, fonoaudiólogos e artesãos. “O centro tem 770 prontuários de crianças em aberto, ou seja, atende todas essas crianças e adolescentes com transtornos mentais graves e persistentes e problemas relacionados ao uso e abuso de álcool e outras drogas e suas famílias de referência dentro da abrangência do território, possibilitando a reorganização social, emocional, educacional, laborativa para a vivência plena da cidadania”, explica Sayonara Lima, coordenadora do CAPSi.

Em 2019, aconteceram 5.542 atendimentos familiares no CAPSi. Foram 116 atendimentos domiciliares, 119 atendimentos a crises, 401 admissões, 427 acolhimentos masculinos, 260 acolhimentos femininos e 884 buscas ativas. O acesso aos serviços do CASPi se dá mediante demanda espontânea, busca ativa ou encaminhada, sendo que o processo de acolhimento é efetivado mediante triagem realizada por um profissional da equipe multiprofissional.

Atividades realizadas no CAPSi: atendimento individual (medicamentoso, psicoterápico, de orientação, entre outros); atendimento em grupos (psicoterapia, grupo operativo, atividades de suporte social, entre outros); atendimento em oficinas terapêuticas executadas por profissional de nível superior ou nível médio; visitas e atendimentos domiciliares; atendimento à família; atividades comunitárias enfocando a integração da criança e do adolescente na família, na escola, na comunidade ou quaisquer outras formas de inserção social; desenvolvimento de ações inter-setoriais, principalmente com as áreas de assistência social, educação e justiça; apoio matricial às equipes na atenção básica visando atendimento conjunto em situações complexas que envolve a saúde mental do território área.

fms capsi CAPS Infantil

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/3031/caps-infantil-realizou-mais-de-4-mil-atendimentos-individuais-em-2019