MEMÓRIA ATIVA

Documentário aborda projeto premiado da UBS Poty Velho

Documentário aborda projeto premiado da UBS Poty Velho

O projeto Memória Ativa: Idoso Contador de Estória, Lenda e outros Causos ganhou o prêmio de melhor experiência do estado do Piauí na 16ª Mostra Brasil Aqui tem SUS no mês de julho do ano passado em Brasília. A premiação é a produção de um documentário para o Projeto Webdoc/Conasems, que é uma websérie documental que apresenta experiências exitosas das Secretarias Municipais de Saúde de todas as regiões do país. A gravação aconteceu dias 9 e 10 de janeiro de 2020 em Teresina e logo estará na internet.

O projeto "Memória Ativa: Idoso Contador de Estória, lenda e Outros Causos” é desenvolvido na Unidade Básica de Saúde Poty Velho com o grupo de idosos local e coordenado pela enfermeira Nancy Loiola, em parceria com as profissionais Alexandrina Marinho, Deianna Sobral, Juraci Teixeira, Cecília Lima e Zulmira Barreira.

Luzia Maria Aguiar, 79 anos, participa do projeto Memória Ativa: Idoso Contador de Estória, Lenda e outros Causos e diz: “sempre participamos das reuniões, palestras, passeios. É um projeto muito importante, mudou muita coisa em minha vida, em minha memória. Temos muita coisa para contar”.

“Durante 2017 e 2018 trabalhamos todas as memórias, dentro do projeto Memória Ativa, memória visual, olfativa, gustativa e de linguagem. Em 2019 escolhemos abordar as lendas. Nós nos encontramos com as idosas e perguntamos como elas ouviram as lendas quando eram mais jovens. Pretendemos no final do nosso projeto lançar um livro dessas lendas contadas pelas moradores do Poti Velho, que é o bairro mais antigo da cidade”, diz a enfermeira Nancy Loiola.

Ela fala ainda que hoje temos que ter a consciência, que da mesma forma que fazemos atividade física para manter o corpo com saúde, precisamos fazer atividades para manter nossa cérebro vivo. “Com isso essas senhoras mantem a memória ativa e de uma certa forma trazemos um resgate da nossa cultura, da nossa história. Um empoderamento dessas idosas. Evitamos a depressão, o isolamento social e sem contar que aumenta o vínculo entre os profissionais e a comunidade, facilitando todo o processo de adesão ao tratamento”.

Segundo o presidente interino da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Francisco Pádua, a valorização dos trabalhos dos profissionais da Atenção Básica é essencial. “Nós parabenizamos os nossos servidores que participam do projeto. Eles conhecem as necessidades dos bairros e tiveram boas ideias, que levaram a soluções inovadoras, fazendo a diferença no atendimento dos usuários do SUS. Estes trabalhos locais podem, inclusive, direcionar ações em outros estados para aperfeiçoar a rede pública de saúde”.

• Documentário aborda projeto premiado da UBS Poty Velho
fms Memória Ativa

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/3030/documentario-aborda-projeto-premiado-da-ubs-poty-velho