BALANÇO

SAMU Teresina realiza mais de 30 mil atendimentos em 2019

As maiores ocorrências foram de urgências clínicas em adultos

SAMU Teresina realiza mais de 30 mil atendimentos em 2019

O SAMU de Teresina, administrado pela Fundação Municipal de Saúde, realizou 30.508 atendimentos em 2019. Deste total, 29.235 foram na zona urbana e 1.273 na zona rural da capital. Os atendimentos são referentes as orientações médicas através do 192 e deslocamento de ambulâncias nos casos urgência clínica, traumática, obstétrica, psiquiátrica e, ainda, transferência inter – hospitalar de pacientes em estado grave.

As maiores demandas do SAMU em 2019 foram   de atendimentos de urgências clínicas em adultos, no total de 10.516 pessoas atendidas (34,14% na zona urbana e 39,27% na zona rural) seguido por traumas por acidente de trânsito com 5.687 pessoas beneficiadas (17,93% na zona urbana e 18,90%na zona rural).

No caso de urgências psiquiátricas o SAMU Teresina atendeu 931 casos, entre zona urbana e rural. Já nos casos de urgência obstétrica o número de atendimentos foi de 1010 na cidade e 214 na zona rural. O SAMU também prestou assistência em situações de afogamento, queimaduras, choque elétrico e envenenamento.

Em 2019, foram registrados 180 trotes para o SAMU, 7 deles provenientes da zona rural. O diretor médico do SAMU de Teresina, José Ivaldo alerta para o prejuízo que os trotes trazem para o serviço porque provoca um deslocamento das viaturas gastando tempo e recursos que poderiam está sendo usado para salvar vidas. ”Muitas vezes mobilizamos e deslocamos ambulância e pessoal para fazer um atendimento que não é real quando poderíamos atender uma pessoa que estava realmente precisando dos serviços do SAMU”, disse José Ivaldo.

Para ter acesso aos serviços do SAMU   basta telefonar para o número 192.A ligação é gratuita de qualquer telefone.de qualquer telefone O serviço deve ser acionado sempre que houver acidentes com vítimas, choque elétrico ou acidentes com produtos perigosos, nos casos de problemas cardiorrespiratórios, intoxicação, trauma ou queimadura. O SAMU também atende casos de quadros infecciosos, maus tratos, trabalhos de parto ou crises hipertensivas.

O SAMU Teresina possui oito viaturas de suporte básico, três viaturas de suporte avançado e quatro motolâncias para atender a população da capital. Para agilizar o deslocamento das ambulâncias são mantidos cinco pontos de apoio para deslocamento das ambulâncias: na zona Norte (nos hospitais Mariano Castelo Branco e Buenos Aires, com duas viaturas de suporte básico e uma motolância), na zona Sudeste (existe um ponto na  na UPA do Renascença, com duas viaturas de suporte básico e uma motolância). O SAMU Teresina também tem 2  pontos de apoio na zona sul , Um no  hospital do Monte Castelo (com duas viaturas de suporte básico) e outro no   hospital do Promorar ( com duas viaturas de suporte básico).

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/3026/samu-teresina-realiza-mais-de-30-mil-atendimentos-em-2019