COMISSÃO

HUT empossa novos membros da Comissão de Prevenção de Acidentes (CIPA)

HUT empossa novos membros da Comissão de Prevenção de Acidentes (CIPA)

Com o intuito de preservar a saúde no ambiente de trabalho, o Hospital de Urgência de Teresina (HUT), vinculado à Fundação Municipal de Saúde (FMS), possui uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, cujos membros se renovam a cada ano. Hoje (23) foi a posse da nova gestão da CIPA, que estará trabalhando em prol da saúde do trabalhador durante o ano de 2020.

A CIPA é uma comissão responsável por desenvolver ações que visem a melhoria do ambiente de trabalho, prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, que segue as diretrizes da Norma Regulamentadora número 5. “O principal objetivo da CIPA é minimizar ao máximo os riscos de acidente no ambiente de trabalho, seja por meios físicos, químicos, ergonômicos ou de acidentes”, explicou a presidente Mirian Coimbra.

Para isso, a comissão promove para os trabalhadores  do HUT a realização de exames periódicos, consultas com o médico do trabalho, além de uma escuta acolhedora a fim de tornar o servidor apto para desempenhar melhor seu serviço na instituição. “A participação da CIPA é importante, principalmente, para que a gente tenha sucesso na rede de urgência e emergência, porque ajuda a qualificar a assistência e diminui o absenteísmo”, comentou o coordenador de fisioterapia do HUT, Ricardo Barros.

O diretor do HUT, Rodrigo Martins, ressaltou a importância da CIPA como uma comissão independente, que tem liberdade para, a partir de sua vivência com os trabalhadores do HUT, levar sugestões e críticas para a direção. “Assim poderemos colher estas sugestões e melhorar, trazendo cada vez mais segurança e prevenção tão necessárias no que diz respeito a acidentes de trabalho”, disse o diretor.

A CIPA do HUT é composta por 15 membros, dos quais oito são representantes dos trabalhadores, eleitos por voto, e sete são indicados pela diretoria do hospital. A escolha atende ao item 5.38 da Portaria nº. 8/99, da Secretaria do Trabalho.

Confira os nomes dos membros da CIPA HUT gestão 2020:

Mirian Coimbra (Presidente); Clotildes Brito (Vice-presidente); Thauana Lira; Maria da Cruz; Solange Nazaré; Maria Auricelia; Daiena Jeciane; Sérgio Irineu; Francisca Costa; Conceição; Francisco; Lijiovana; Luana Letícia; Maria Nery; Maria do Socorro.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/3018/hut-empossa-novos-membros-da-comissao-de-prevencao-de-acidentes-cipa