NATAL

Crianças do CAPSi visitam idosos do Abrigo São Lucas

Crianças do CAPSi visitam idosos do Abrigo São Lucas

As crianças e adolescentes do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi), da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, realizaram ação alusiva ao período natalino hoje, 12, no Abrigo São Lucas, que acolhe 61 idosos em vulnerabilidade social. O objetivo foi promover ações de intergeracionalidades e integralidade entre as crianças e adolescentes do CAPSi com os idosos.

“Muito bom visitar os idosos, conversar com eles. Cuidar, dar amor”, disse Jairo Edvaldo Alves da Silva, de 6 anos, atendido no CAPSi. A mãe do garoto, Celsa da Rocha, de 44 anos, diz que o menino é muito cuidadoso com os idosos, principalmente com a avó, que tem problemas de saúde e exige muita atenção da família. “Ele me ajuda a cuidar da avó. Muito atencioso e carinhoso”, expos ela.

O centro tem 770 prontuários de crianças em aberto, ou seja, atende todas essas crianças e adolescentes com transtornos mentais graves e persistentes e problemas relacionados ao uso e abuso de álcool e outras drogas e suas famílias de referência dentro da abrangência do território, possibilitando a reorganização social, emocional, educacional, laborativa para a vivência plena da cidadania.

“É nossa primeira ação social de natal. A atividade aconteceu no Abrigo São Lucas, cujo objetivo foi que pudéssemos proporcionar aos envolvidos o aprendizado do verdadeiro espírito natalino. Que é aquele que buscamos o respeito, o afeto e cuidado. Pensamos que através de ações lúdicas e comemorativas possamos fazer esse despertar, fazendo com que as crianças e adolescentes do CAPSi tenham uma melhor visão acerca do natal”, falou Sayonara Lima, coordenadora do CAPSi.

O acesso aos serviços do CASPi se dá mediante demanda espontânea, busca ativa ou encaminhada, sendo que o processo de acolhimento é efetivado mediante triagem realizada por um profissional da equipe multiprofissional. Equipe: Psiquiatra, clínico geral, psicólogo, assistente social, nutricionista, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, enfermeiro, artesão, redutor de danos e técnico de enfermagem.

Atividades realizadas: atendimento individual (medicamentoso, psicoterápico, de orientação, entre outros); atendimento em grupos (psicoterapia, grupo operativo, atividades de suporte social, entre outros); atendimento em oficinas terapêuticas executadas por profissional de nível superior ou nível médio; visitas e atendimentos domiciliares; atendimento à família; atividades comunitárias enfocando a integração da criança e do adolescente na família, na escola, na comunidade ou quaisquer outras formas de inserção social; desenvolvimento de ações inter-setoriais, principalmente com as áreas de assistência social, educação e justiça; apoio matricial às equipes na atenção básica visando atendimento conjunto em situações complexas que envolve a saúde mental do território área.

• Crianças do CAPSi visitam idosos do Abrigo São Lucas

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/3003/criancas-do-capsi-visitam-idosos-do-abrigo-sao-lucas