NATAL

Crianças atendidas no CAPSi vão a abrigo de idosos realizar ação de Natal

Crianças atendidas no CAPSi vão a abrigo de idosos realizar ação de Natal

O Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi), da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, realizará ação alusiva ao período natalino amanhã, 12, a partir das 9h, no Abrigo de Idosos São Lucas, localizado Av. Dr. Nicanor Barreto, 5280 - Vale Quem Tem. O objetivo é promover ações de intergeracionalidades e integralidade entre as crianças e adolescentes do CAPSi com os idosos.

“Será nossa primeira ação social de natal. A atividade acontecerá no Abrigo São Lucas, cujo objetivo é que possamos proporcionar aos envolvidos o aprendizado do verdadeiro espírito natalino. Que é aquele que buscamos o respeito, o afeto e cuidado. Pensamos que através de ações lúdicas e comemorativas possamos fazer esse despertar, fazendo com que as crianças e adolescentes do CAPSi tenham uma melhor visão acerca do natal”, diz Sayonara Lima, coordenadora do CAPSi.

O CAPSi atende crianças e adolescentes com transtornos mentais graves e persistentes e problemas relacionados ao uso e abuso de álcool e outras drogas e suas famílias de referência dentro da abrangência do território, possibilitando a reorganização social, emocional, educacional, laborativa para a vivência plena da cidadania. O acesso aos serviços do CASPi se dá mediante demanda espontânea, busca ativa ou encaminhada, sendo que o processo de acolhimento é efetivado mediante triagem realizada por um profissional da equipe multiprofissional. Equipe: Psiquiatra, clínico geral, psicólogo, assistente social, nutricionista, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, enfermeiro, artesão, redutor de danos e técnico de enfermagem.

Atividades realizadas: atendimento individual (medicamentoso, psicoterápico, de orientação, entre outros); atendimento em grupos (psicoterapia, grupo operativo, atividades de suporte social, entre outros); atendimento em oficinas terapêuticas executadas por profissional de nível superior ou nível médio; visitas e atendimentos domiciliares; atendimento à família; atividades comunitárias enfocando a integração da criança e do adolescente na família, na escola, na comunidade ou quaisquer outras formas de inserção social; desenvolvimento de ações inter-setoriais, principalmente com as áreas de assistência social, educação e justiça; apoio matricial às equipes na atenção básica visando atendimento conjunto em situações complexas que envolve a saúde mental do território área.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/3000/criancas-atendidas-no-capsi-vao-a-abrigo-de-idosos-realizar-acao-de-natal