COMBATE À TUBERCULOSE

Tuberculose é discutida em evento da FMS

Dia Mundial de Combate à Tuberculose aconteceu em 24 de março

Tuberculose é discutida em evento da FMS

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) realizou hoje, 28, no auditório da instituição, evento alusivo ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, datado em 24 de março. O evento teve como tema “Vulnerabilidade social no paciente com tuberculose”. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que 1/3 da população mundial está infectada pelo bacilo de Koch, causador da tuberculose.

“A tuberculose ainda mata bastante e fazemos constantemente balanços das notificações da doença no município, investigando os óbitos. Em Teresina, no ano de 2015, foram registrados 27,5 casos de tuberculose para cada 100 mil habitantes”, disse Carlos Gilvan, médico infectologista e coordenador do Programa de Tuberculose da FMS.

Dados da FMS indicam que em 2015 foram registrados 748 casos de tuberculose pulmonar em Teresina. “Sendo que 227 desses casos são de Tratamento Diretamente Observado (TDO), ou seja, o profissional de saúde observa o paciente tomando a medicação. Isso é necessário por serem casos mais avançados e que requer um acompanhamento específico”, explicou Carlos Gilvan.

Quarto profissionais palestraram na atividade que foi voltada para servidores da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social (SEMTCAS), do Consultório na Rua, das Diretorias Regionais de Saúde, dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e do Centro Pop, voltado para pessoas em situação de rua.

tuberculose fms

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/300/tuberculose-e-discutida-em-evento-da-fms