COMBATE AO MOSQUITO

Bairros Cidade Jardim e Aroeiras recebem mutirão de combate ao Aedes aegypti

Bairros Cidade Jardim e Aroeiras recebem mutirão de combate ao Aedes aegypti

Com o início do período chuvoso em vista, é importante evitar o acúmulo de lixo que pode vir a gerar criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Para evitar isso, a Prefeitura de Teresina e a população se unem na Faxina nos Bairros, ação semanal de limpeza e educação em saúde, que neste sábado (07) estará nos bairros Aroeiras (zona Norte) e Cidade Jardim (zona Leste).

A ação é uma iniciativa da Fundação Municipal de Saúde (FMS), com a colaboração das Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs) de cada área. “A ideia é que toda a população dedique um dia da semana para verificar todos os possíveis focos do mosquito, fazendo uma limpeza geral em sua residência e impedindo a reprodução do Aedes”, comenta Oriana Bezerra, gerente de Zoonoses da FMS. Nos dias que antecedem a Faxina, os moradores são avisados pelos agentes de saúde e endemias a fazer uma limpeza em suas casas e que depositem nas calçadas todo o material inservível para que seja coletado pela equipe de limpeza, especialmente aqueles de grande porte que não são recolhidos pela limpeza regular.

As equipes se encontram em um local e de lá saem percorrendo um quadrante determinado para a limpeza. Simultaneamente, ocorre uma caminhada educativa, em que os profissionais da FMS dão orientações aos moradores sobre as principais formas de combate ao mosquito.

No Aroeiras, as equipes se encontrarão no Portal do Nova Teresina, de lá percorrem o quadrante formado pelas avenidas Caçapava, Josué de Moura Santos, Rua Projetada e Rua Xexeu. Já no Cidade Jardim, o quadrante percorrido será aquele formado pelas ruas Joel Loureiro, Alterosa, Avenida Presidente Kennedy e Avenida Josué de Moura Santos, com ponto de encontro no Cemitério Santa Mônica.

“Solicitamos aos moradores destas áreas que a partir de hoje já coloque todo esse material que serve para acumular água e não tenha utilização pelos moradores nas calçadas. Para que no sábado a prefeitura retire todos esses materiais e possa permanecer com os ambientes livres de criadouros”, diz Oriana Bezerra.

A atividade veio com o intuito de incrementar as ações de controle vetorial da FMS e desde então contribuiu para redução em torno de 50% da incidência de casos de dengue, chikungunya e zika em Teresina. A principal ação para prevenção dessas doenças é evitar o nascimento do mosquito da dengue, já que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2991/bairros-cidade-jardim-e-aroeiras-recebem-mutirao-de-combate-ao-aedes-aegypti