DIA DE COMBATE

FMS realiza evento alusivo ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) vai realizar no próximo dia 28, a partir das 8h, no auditório da instituição, evento alusivo ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, datado em 24 de março. O evento tem como tema “Vulnerabilidade social no paciente com tuberculose”. Em Teresina, no ano de 2015, foram registrados 27,5 casos de tuberculose para cada 100 mil habitantes.

“O que indica que estamos abaixo da média nacional que gira em torno de 35 casos para cada 100 mil habitantes”, informa Carlos Gilvan, médico infectologista e coordenador do Programa de Tuberculose da FMS.

Quatro profissionais irão palestrar na atividade, que é voltada para servidores da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social (SEMTCAS), do Consultório na Rua, das Diretorias Regionais de Saúde, dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e do Centro Pop, voltado para pessoas em situação de rua.

“Iremos contextualizar a tuberculose no município de Teresina e a Dra Tatiana Nunes, pneumologista, vai falar do Projeto Terapêutico Singular como ferramenta para abordar pacientes em vulnerabilidade”, explica Carlos Gilvan.

O papel da assistência social no atendimento ao paciente com tuberculose será exposto pela assistente social da Diretoria Regional de Saúde Norte, Melissa Lima. Já a atuação da Equipe do Consultório na Rua na condução dos pacientes com tuberculose será tratado pela enfermeira Patrícia Samara.

“A tuberculose é uma doença infectocontagiosa de evolução crônica e que pode levar à morte nos casos que não há tratamento”, diz Carlos Gilvan da FMS. O Sistema Único de Saúde oferece tratamento gratuito para a doença, que é detectada através de teste via escarro em qualquer Unidade Básica de Saúde.

TRATAMENTO

O tratamento para tuberculose pulmonar consiste na ingestão de dois ou quatro antibióticos combinados entre si durante no mínimo seis meses, e o tratamento para a tuberculose extra-pulmonar também é feito com a ingestão diária de antibióticos que pode demorar de 18 meses a 2 anos.

O tratamento deve ser continuado mesmo depois dos sintomas terem desaparecido, para garantir a completa eliminação do bacilo e por isso se o médico preescreveu os remédios por seis meses ou dois anos deve-se tomar o remédio todos os dias, sempre na mesma hora até que o médico diga que já pode parar.

“Por isso a importância do paciente ser acompanhado pelas Equipes Estratégia Saúde da Família, como acontece aqui em Teresina. Para que os pacientes não venham a desistir do tratamento antes de estarem realmente curados”, fala Carlos Gilvan, médico infectologista e coordenador do Programa de Tuberculose da FMS.

fms tuberculose Dia Mundial de Combate à Tuberculose

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/298/fms-realiza-evento-alusivo-ao-dia-mundial-de-combate-a-tuberculose