AIDS

FMS promove programação alusiva ao Dia Mundial de Combate à AIDS

As ações começam amanhã (27) e seguem até o dia 13 de dezembro

Dia 1º de dezembro celebra-se em todo mundo o Dia Mundial de Combate à AIDS, data voltada para a conscientização sobre os males e a prevenção desta doença. Em Teresina, a Coordenação Municipal de IST/AIDS está organizando a partir de amanhã (27) uma intensificação de suas ações em diversos pontos da cidade, em parceria com entidades públicas, privadas e ONGs.

“As atividades vão abranger prevenção e promoção da saúde, com distribuição de preservativos masculinos e femininos, demonstração educativa do uso dos preservativos, distribuição de folders, palestras educativas, realização de testes rápidos para o diagnóstico de HIV bem como outras infecções sexualmente transmissível”, informa Alana Niége, coordenadora municipal de IST/AIDS da Fundação Municipal de Saúde (FMS). As ações começam a partir das 8h de amanhã (27), com uma visita aos lavadores de carro que atuam na Avenida Maranhão. “O intuito de levar informação para essa população que não tem tanto acesso, durante toda a manhã, com distribuição de preservativos”, informa a coordenadora.

No dia 28 (quinta-feira), os profissionais vão estar no Shopping da Cidade, realizando testagens rápidas para HIV, sífilis e hepatites virais B e C. Já no dia 29 (sexta), a uma equipe volante percorrerá bares em todas as zonas da cidade, com o intuito de levar informação e insumos para a população que frequenta as noites teresinenses. A ação segue nos dias 30 e 1º de dezembro, com ações nos parque da Cidadania e Potycabana, respectivamente.

As ações seguem com atividades em parceria com outras instituições. No dia 6 de dezembro, a FMS estará com as Secretaria Estadual de Saúde (SESAPI) e ONGs como Associação dos Travestis, Transsexuais e Transgêneros Do Estado Do Piauí (ATRAPI) e Associação das Prostitutas do Piauí (APROSPI) na Praça da Bandeira, promovendo palestras educativas, testes por fluido oral e outras atividades. Nos dias 7 e 8, os serviços serão levados para o evento Vem Para o Parque, promovido pelo SESC. No dia 10 de dezembro, a equipe levará palestras e ações para os servidores do Tribunal de Justiça do Piauí. E por fim, no dia 13 de dezembro, todos os serviços relacionados ao combate de HIV e AIDS estarão reunidos em um grande encontro. “Estamos articulando para levar a prevenção combinada, que tange a profilaxia Pré-exposição (PrEP) e a pós exposição (PEP), já disponíveis em Teresina”, relata Alana Niége.

O Dia Mundial de Combate à AIDS tem por objetivo chamar atenção sobre o problema, desde sua prevenção, tratamento, acompanhamento, uma vez que se trata de uma doença ainda sem cura e que requer uma proteção eficiente. “Precisamos findar esse preconceito, mostrar à população que não se contrai AIDS com um aperto de mão, ou com um simples abraço em um paciente. A doença não é uma sentença de morte e é possível viver com ela, relacionar-se e trabalhar normalmente”, alerta a coordenadora.

Ela lembra ainda que o combate à AIDS e outra infecções sexualmente transmissíveis não deve acontecer somente no mês de dezembro. “A FMS durante todo ano realiza ações de educação e prevenção em grandes eventos, entidades públicas e privadas e em parceria com diversos órgãos”, diz. Alana Niége chama atenção para a importância das campanhas de prevenção e principalmente da testagem, que deve ser feita por todos e está disponível em todos os serviços de saúde. “Existem milhões de pessoas que não sabem do seu estado sorológico. Ações como estas servem para dar acesso à testagem, e a pessoa uma vez diagnosticada já iniciar seu tratamento, que é de acesso universal, feito pelo SUS e vai garantir uma qualidade de vida quando feito corretamente”, esclarece Alana Niége.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2974/fms-promove-programacao-alusiva-ao-dia-mundial-de-combate-a-aids