VACINAÇÃO

FMS faz chamamento para a vacinação contra o sarampo de jovens

A caderneta deve estar atualizada com duas doses da vacina tríplice viral

FMS faz chamamento para a vacinação contra o sarampo de jovens

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) chama a atenção dos jovens entre 20 e 29 anos para a campanha de vacinação contra o sarampo, que se iniciou na última segunda-feira (18) segue até o dia 30 de novembro. Eles devem atualizar a caderneta com duas doses da vacina tríplice viral (que também protege contra caxumba e rubéola) em qualquer uma das 104 salas de vacina do município.

“Temos registrado uma baixa procura nos postos de vacinação e por isso pedimos aos jovens de 20 a 29 anos que não deixem de se imunizar”, pede Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS. Ela explica que o público-alvo da campanha merece especial atenção por ser a faixa etária mais acometida pela doença – embora a mortalidade seja maior entre crianças menores de um ano. “Pedimos que verifiquem seus cartões e vejam as quantidades de doses de tríplice viral registradas, se tem uma ou duas doses da vacina. Se tem uma dose, precisa tomar a segunda. Se não tem nenhuma, precisa começar a fazer o esquema, com uma dose agora e a segunda daqui a um mês”, explica a diretora.

Além das salas de vacina, a FMS organizou um esquema com as instituições de ensino superior públicas e privadas para a imunização dos estudantes, que em sua maioria se encaixam no público-alvo da campanha. “Estamos mantendo pontos de vacinação nesses locais, após conversa com as coordenações para nos ajustarmos às demandas e especificidades de cada local”, explica Amariles Borba. O objetivo é conter o surgimento de novos casos de sarampo, fenômeno que tem acontecido em todo o país após anos sendo considerada uma doença erradicada no Brasil. Somente no Piauí, oito casos já foram confirmados, sendo um considerado autóctone (ou seja, com origem no próprio estado) no município de Lagoa do Sítio, a 242km de Teresina.

O sarampo é uma doença causada por um vírus, transmitido quando alguém doente tosse, fala, espirra ou respira perto de outras pessoas. Tem sintomas similares ao de enfermidades respiratórias: febre com tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso. Cerca de três a cinco dias depois, podem aparecer outros sinais, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas, que se espalham pelo corpo.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2969/fms-faz-chamamento-para-a-vacinacao-contra-o-sarampo-de-jovens