LINEU ARAÚJO

Centro de Atenção ao Diabético registra aumento de 26% nos atendimentos

Centro de Atenção ao Diabético registra aumento de 26% nos atendimentos

Em alusão ao dia mundial de combate ao diabetes, celebrado hoje (14), a Fundação Municipal de Saúde (FMS) divulgou que, entre janeiro e outubro de 2019, foram realizados 7.998 atendimentos no Centro de Atenção ao Diabético (CAD). Isso representa aumento de 26%, se comparado ao mesmo período de 2018. O serviço fica no Centro Lineu Araújo e atende pessoas com essa doença do tipo 1 e casos específicos do tipo 2.

O presidente da FMS, Charles Silveira, explica o fluxo de atendimento em saúde na capital piauiense. “As Unidades Básicas de Saúde (UBS) realizam a prevenção de doenças bem como o acompanhamento de usuários com diabetes, inclusive fornecem medicações e insumos básicos para controle e tratamento dessa doença. Se houver necessidade, acontecem também marcações de consultas especializadas. Já o CAD  do Lineu Araújo dá um bom suporte para esse público, em caso de complicações”, ressalta.

Para ter acesso ao Centro de Atenção ao Diabético (CAD), o usuário deve se dirigir à Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua casa, para ser atendido por médico clínico. Ele pode ser encaminhado ao CAD, se for diagnosticado com diabetes tipo 1e também se for diabetes tipo 2 que usa insulina, que esteja com complicações associadas ou com diabetes descompensado. O Centro conta com equipe multiprofissional: médicos endocrinologistas, angiologistas, cardiologistas, oftalmologistas, nutricionistas e enfermeiros.

O diabetes é uma doença crônica caraterizada pelo aumento de glicose no sangue e que não tem cura, mas tem controle. As complicações do diabetes podem atingir o coração, os olhos, os nervos, os rins, as artérias e até levar a morte do indivíduo. “É essencial que o usuário tenha uma alimentação adequada, faça exercícios físicos e utilize as medicações de acordo com as orientações médicas”, explica a médica endocrinologista do CAD do Lineu Araújo, Patrícia Moreira.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2962/centro-de-atencao-ao-diabetico-registra-aumento-de-26-nos-atendimentos