PÁSCOA

PMT fiscaliza alimentos consumidos na Semana Santa

A Vigilância Sanitária dá algumas dicas aos consumidores para a compra de alimentos

PMT fiscaliza alimentos consumidos na Semana Santa

A Prefeitura de Teresina, através da Gerência de Vigilância Sanitária (GEVISA), intensificou a fiscalização dos produtos típicos consumidos durante a Semana Santa, realizando blitze durante todo o mês de março. A equipe da GEVISA, vinculada à Fundação Municipal de Saúde (FMS), percorreu diversos pontos de comércio em todas as zonas da cidade.

Foram fiscalizados alimentos como bacalhau, pescados em geral, ovos de galinha, enlatados de peixe e outros. “Não fiscalizamos ovos de chocolate, pois isso fica a cargo do IMEPI (Instituto de Metrologia do Piauí)”, explica Ludimar Soares, da GEVISA/FMS. As equipes, durante as fiscalizações, observam fatores como acondicionamento, exposição e prazo de validade. “Detectado algum tipo de irregularidade, os produtos são apreendidos e as empresas notificadas para que corrijam suas falhas”, informa Ludimar.

O Mercado do Peixe recebeu especial atenção dos profissionais da GEVISA, que percorreram o local durante as madrugadas, horário de pico em relação às vendas. Os comerciantes receberam ainda orientações sobre acondicionamento, higiene e manipulação dos produtos.

A Vigilância Sanitária dá algumas dicas aos consumidores para a compra dos alimentos da Semana Santa. Os principais cuidados a serem observados são as condições do local de venda dos alimentos, além do armazenamento, preparo e características dos produtos ofertados, bem como a higiene dos atendentes.

“Antes de comprar o peixe fresco, é importante ficar atento ao aspecto da carne, que deve ser resistente à pressão dos dedos, devendo estar com as escamas brilhantes e bem aderidas à pele”, aconselha Ludimar Soares. Ele fala ainda que é preciso verificar a órbita dos olhos, a cor e o odor do produto. As guelras devem estar úmidas e apresentar coloração de róseo a vermelho brilhante. O ideal é que os pescados estejam refrigerados a uma temperatura máxima de 4° Celsius. Já os produtos congelados devem ser conservados em temperatura inferior a -18° Celsius, se apresentar duros e sem sinais de descongelamento.

Em caso de irregularidades, o cidadão pode entrar em contato com a Vigilância Sanitária, ligando para 3215-9102 ou 3215-9115, de segunda a sexta das 7h30 às 17h30.

fms Gerência de Vigilância Sanitária Semana Santa

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/296/pmt-fiscaliza-alimentos-consumidos-na-semana-santa