PREVENÇÃO

Em alusão ao dia do diabetes, UBS Poty Velho promove manhã de saúde e orientações

A FMS está promovendo ações em suas unidades em alusão à Semana Mundial de Prevenção do Diabetes.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) está promovendo ações em suas unidades em alusão à Semana Mundial de Prevenção do Diabetes. Amanhã (14), dia mundial de conscientização da doença, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Poty Velho vai promover uma série de atividades educativas sobre o assunto, a partir das 8h30 da manhã.

Participarão do evento não só os usuários acometidos por diabetes como também seus familiares, seguindo o tema da campanha mundial que é a presença da família no cuidado. “É importante esta colaboração, que a família esteja presente, mudando seus hábitos para contribuir no tratamento”, comenta a enfermeira da UBS Poty Velho Nancy Loiola.

A programação conta com rodas de conversa sobre os temas relativos à doença, um estande de alimentação adequada para o manejo da doença com orientações de nutricionista, atividade física, aplicação de insulina, entre outros. A atividade será precedida por um momento que acontece na tarde de hoje (13), com um mutirão de exames de pés diabéticos, para identificar os riscos de ferimentos e evitar amputações. “Contaremos com a presença da estomaterapeuta Verônica Elis, do Lineu Araújo, que vem nos ajudar a fazer o exame do doppler”, diz Nancy Loiola. “As pessoas que identificarmos com insuficiência circulatória serão encaminhadas para o cirurgião vascular”, completa a enfermeira.

Ações

Outras unidades do município também estão promovendo ações em alusão à semana do diabetes. Ontem (12), a FMS, com apoio da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), da Sociedade Brasileira de Diabetes e da Associação dos Diabéticos do Piauí (ADIP), promoveu uma manhã com promoção de saúde em alusão ao mês do Novembro Azul do Diabetes na Ala A do Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo (CISLA).

Foram realizadas avaliações de medidas corpóreas, glicemias capilares, cálculo de risco para desenvolver a Diabetes, avaliação dos pés de pacientes diabéticos, atendimento inicial aos pacientes diabéticos que estejam descompensados. Houve também um educador físico, que fez um momento de atividades físicas e orientação quanto a prática de exercícios. O objetivo principal foi chamar atenção da população para prevenção e combate ao diabetes e sua complicações.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2956/em-alusao-ao-dia-do-diabetes-ubs-poty-velho-promove-manha-de-saude-e-orientacoes