FMS leva orientações sobre saúde do homem para o Teresina em Ação

A saúde do homem será tema do estande da Fundação Municipal de Saúde no Teresina em Ação, que acontece neste sábado (09), das 8h às 13h, no Parque da Cidade. O evento vai ofertar cerca de 150 serviços nas mais diversas áreas para a população da zona Norte.

A escolha do foco será em razão do novembro azul, mês de conscientização sobre o câncer de próstata e a saúde do homem como um todo. “Estaremos dando orientações sobre os cuidados de saúde voltados ao público masculino”, informa Júlia Santos, do Núcleo de Educação em Saúde (NESC) da FMS.

Estarão envolvidos nos serviços de saúde cerca de 50 profissionais de áreas como enfermagem, odontologia, imunização, entre outros. A população terá à sua disposição aferição de pressão arterial e glicemia, além de orientação sobre doenças como hipertensão e diabetes. Serão dadas orientações sobre escovação e saúde bucal, com distribuição de escovas de dente, preservativos e hipoclorito de sódio, que serve para a higienização de alimentos e da água. Já a equipe de saúde mental fará uma panfletagem de divulgação dos serviços disponíveis para apoio nesta área.

O local contará ainda com um espaço criança, que agora ofertará um serviço de pintura de rosto com tinta apropriada. “As crianças vão trabalhar o lúdico, a imaginação, para saber que em um passe de mágica elas podem se transformar em um super-herói, em uma borboleta ou um ursinho”, disse Júlia Santos. A prevenção a doenças como a dengue, zika e chikungunya também será foco no evento, com um estande educativo com distribuição de panfletos, visualizações de amostras do Aedes aegypti e outras curiosidades como dicas para reutilização de materiais que poderiam se tornar criadouros do mosquito.

A população ainda terá à sua disposição as vacinas contra hepatite B e dTpa, que protege contra difteria, tétano e coqueluche. “Importante ressaltar que os pais devem levar a caderneta de vacinação da criança para que a situação vacinal seja verificada”, finaliza Júlia Santos.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2949/fms-leva-orientacoes-sobre-saude-do-homem-para-o-teresina-em-acao