PREPARAÇÃO

Gestantes são preparadas para a maternidade em curso na UBS Poty Velho

O curso segue até o próximo sábado (09)

Gestantes são preparadas para a maternidade em curso na UBS Poty Velho

24 gestantes dos bairros Poty Velho, Alto Alegre e Mafrense II estão participando da 14ª edição do curso de gestantes da Unidade Básica de Saúde Poty Velho. O curso, que segue até o próximo sábado (09), tem por objetivo orientar as futuras mamães nos cuidados com o bebê.

A programação conta com palestras e dinâmicas educativas, orientações sobre cuidados durante a gravidez e com o bebê, além de uma visita à maternidade de referência da região (Buenos Aires) e um ensaio fotográfico no Parque Ambiental Matias Augusto de Oliveira Matos, Mocambinho. Segundo a enfermeira Edna Albuquerque, a ação acontece a cada seis meses e é feita em conjunto pelas três equipes Estratégia Saúde da Família e também o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), com apoio dos acadêmicos que estagiam na unidade. “Assim, proporcionamos elas um apoio multiprofissional em todas as questões relativas a esta fase da vida”, diz a enfermeira.

Uma das participantes é Liamara Rocha, grávida de 22 semanas. Aos 38 anos de idade, ela conta que está em sua primeira gravidez e tem adquirido muito conhecimento novo no curso. “Já aprendi como dar banho, sobre ambiente que a criança tem que ficar, a questão da alimentação da criança que eu não sabia como lidar e outras coisas. Todo o curso está sendo bem proveitoso”, comenta a gestante. Os pais também são convidados a participar, como foi o caso de Denilson Xavier, que está acompanhando a esposa. “Somos marinheiros de primeira viagem, então a experiência está sendo cheia de novidades”, disse.

O objetivo é aumentar o vínculo da gestante com a UBS e com a maternidade de referência, promovendo um acolhimento nesse momento de fragilidade, culpas e anseios, trazendo um apoio multiprofissional tanto para ela como seus familiares. Além dos cuidados em saúde, elas passam por oficinas de shantala (massagem relaxante) e de resgate das cantigas de ninar. O evento será encerrado com um ensaio fotográfico para gestantes que estão no segundo e terceiro trimestre de gravidez.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2945/gestantes-sao-preparadas-para-a-maternidade-em-curso-na-ubs-poty-velho