SERVIDORES

UPA do Renascença proporciona momentos de relaxamento aos servidores

UPA do Renascença proporciona momentos de relaxamento aos servidores

Com vistas a trazer humanização à rede assistencial, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Renascença, da Fundação Municipal de Saúde (FMS), proporcionou um momento de relaxamento aos servidores, com roda de conversa, meditação e Reiki. A atividade foi conduzida pela terapeuta holística Raquel Moura, integrante do Desenvolve Soul, que leva o projeto a vários lugares do Brasil e também ao exterior.

Segundo a diretora da UPA do Renascença, Thamara Carvalho, houve rodízio entre os pares da equipe para que a realização da atividade não comprometesse o atendimento do estabelecimento. “Percebemos que houve profundo estado de relaxamento dos servidores, alívio de dores físicas e emocionais e uma energia de amorosidade entre as pessoas. Acreditamos que ações dessa natureza também trazem reflexo positivo nos atendimentos à população”, afirma.

Thamara ressaltou ainda que a UPA terá mais projetos de acolhimento das equipes. “Os servidores atendem, diariamente, centenas de casos de urgência, ficando em contato constante com a dor e o sofrimento das pessoas. É necessário que os servidores que dão assistência a essas demandas realizem atividades para minimizar as tensões cotidianas e, assim, possam harmonizar a vida, tendo sempre equilíbrio e bem-estar”, finaliza.

Para o diretor médico da UPA Renascença,  Rogério Araújo,  a ação traz benefícios a todo o sistema de saúde. "A gestão busca a qualidade de atendimento dos usuários do SUS e práticas laborais como essa repercutem positivamente no ambiente hospitalar, tanto individualmente, trazendo mais disposição, concentração e bem estar, como coletivamente, instigando a criatividade e o clima harmonioso entre servidor e paciente."

A UPA Renascença funciona 24 horas para atender casos de urgência e emergência. O atendimento não é por ordem de chegada e sim por classificação de risco, onde os casos mais graves tem prioridade. A Unidade possui urgência clínica médica, pediátrica e ortopédica e realiza exames, como raios-x, laboratoriais e eletrocardiogramas. O paciente fica no máximo 24 horas e, se necessitar de mais cuidados, é encaminhado para um hospital da rede de saúde.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2943/upa-do-renascenca-proporciona-momentos-de-relaxamento-aos-servidores