ATENÇÃO BÁSICA

Projeto da UBS Boa Hora é selecionado para divulgação pelo Ministério da Saúde

Projeto da UBS Boa Hora é selecionado para divulgação pelo Ministério da Saúde

O Projeto “Idade Ativa - Atividades para a Melhor Idade” executado pela Unidade Básica de Saúde (UBS) João Cirilo Boa Hora, foi selecionado para divulgação na página do projeto “Mapeamento de Experiências Exitosas Estaduais e Municipais no campo do Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa”, do Ministério da Saúde.

O mapeamento visa conhecer e dar visibilidade a boas práticas de municípios e estados no campo da saúde da pessoa idosa. “Com isso, espera-se incentivar os gestores a fomentarem estratégias e ações que contribuam para qualificar o cuidado à pessoa idosa no Sistema Único de Saúde”, explica Lívia Viana, enfermeira da equipe 235 da Estratégia Saúde da Família, que atua na UBS.

O Projeto “Idade Ativa - Atividades para a Melhor Idade” consiste em encontros semanais, todas as sextas-feiras às 08h na Unidade de Saúde. Os idosos passam por uma bateria de exames e então participam de atividades de alongamento, flexibilidade, equilíbrio e força muscular, com baixo impacto e intensidade moderada, de forma a evitar lesões. Além disso, eles são orientados sobre questões pertinentes para a idade como alimentação saudável, importância das práticas corporais e risco de quedas.

“A inatividade física é um dos fatores de risco mais importantes para as doenças crônicas, associadas a uma dieta inadequada e uso do fumo”, justifica a enfermeira Lívia Viana. “É bastante prevalente a inatividade física entre os idosos. Sendo preciso lembrar que saúde não é apenas uma questão de assistência médica e de acesso a medicamentos”, afirma ela.

Mapeamento de Experiências Exitosas Estaduais e Municipais no campo do Envelhecimento e Saúde da Pessoa é uma iniciativa que integra, desde 2013, a agenda anual da Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa (COSAPI/DAPES/SAS) do Ministério da Saúde, em parceria com o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT/Fiocruz).

Lívia Viana considera muito gratificante ver a atividade sendo reconhecida, pelo Ministério da Saúde, como exitosa e ser divulgada a nível Nacional. “É o que nos impulsiona a continuar realizando e divulgando nossas experiências de que é possível oferecer um serviço além da rotina e de qualidade no SUS”. Ela explica que grande parte das iniciativas inscritas envolvem práticas de promoção da saúde, estabelecimento de novos arranjos institucionais e novas perspectivas sobre o envelhecimento.

O artigo pode ser visto em:  https://saudedapessoaidosa.fiocruz.br/projeto-idade-ativa-atividades-para-melhor-idade

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2941/projeto-da-ubs-boa-hora-e-selecionado-para-divulgacao-pelo-ministerio-da-saude